“Isso te incomoda?”: relações possíveis entre educação sexual e ficção televisiva seriada com base na série Feras
Autor
Hergesel, João Paulo Lopes de Meira
Mattos, Geórgia de
Data de publicação
30/08/2023Tipo de conteúdo
ArtigoPrograma de Pós-Graduação
Linguagens, Mídia e ArteDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
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Educação sexual é um tema
polêmico no cotidiano escolar brasileiro;
entretanto, nota-se na produção audiovisual contemporânea o surgimento de
narrativas que fomentam o olhar crítico
do espectador sobre assuntos relacionados
a gênero e sexualidade. Esse artigo tem
como objetivo entender o modo como
a ficção televisiva seriada pode motivar
discussões em torno da educação sexual
no cenário contemporâneo brasileiro,
tendo como objeto de estudo a série Feras
(2019), com enfoque no empoderamento
feminino, e adotando a metodologia
qualitativa e prioritariamente bibliográfica. Os principais resultados apontaram que
a representação na série não reforça os
padrões e normas de gênero, mas valoriza as diferenças identitárias, enquanto
identidades assertivas, que preconizam
uma possível transformação sociocultural. Sex education is a controversial
topic in Brazilian school life. However,
narratives that encourage viewers’ critical
view on themes related to gender and
sexuality are emerging in contemporary
audiovisual productions. This study aims
to understand how serial television fiction
can motivate discussions around sex
education in the contemporary Brazilian
scenario, having the series Feras (‘Beasts’,
2019) as its object of study, focusing on
female empowerment, and adopting a
qualitative and primarily bibliographic
methodology., Our main results pointed out that the
representation in the series avoids
reinforcing gender standards and norms,
while it values identity differences, and
asserts identities that advocate a possible
sociocultural transformation.
Palavras-chave
Estudos de televisãoFicção seriada
Gênero e sexualidade
Identidades
Educação sexual
Television studies
Serial fiction
Gender and sexuality
Identities
Sex education