Entre duendes e fadas, a tela encantada: considerações narrativas e estilísticas sobre Carrossel. O filme
Título alternativo
Among elves and fairies, the enchanted screen: narrative and stylistic considerations about Carrossel. O filmeAutor
Hergesel, João Paulo Lopes de Meira
Dias, Luan Ximenes
Data de publicação
//2020Tipo de conteúdo
ArtigoPrograma de Pós-Graduação
Linguagens, Mídia e ArteDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
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Dirigido por Alexandre Boury e Maurício Eça, Carrossel: O Filme (2015) é uma ramificação da telenovela Carrossel
(SBT, 2012-2013), escrita por Iris Abravanel e dirigida por Reynaldo Boury. Este artigo tem como objetivo
compreender as estratégias narrativas presentes em uma obra audiovisual infantojuvenil brasileira contemporânea. Para
isso, propõe-se uma análise da referida obra, pautada nos estudos de David Bordwell (2005), por intermédio das quatro
motivações propostas pelo autor: composicional, realista, artística e transtextual. Os resultados apontam que, embora
traga inovações no conteúdo e remodele o enredo da telenovela, o filme brasileiro está amparado pelas normas
extrínsecas do cinema clássico hollywoodiano. Directed by Alexandre Boury and Maurício Eça, Carrossel: O Filme (2015) is a branch of the telenovela Carrossel
(SBT, 2012-2013), written by Iris Abravanel and directed by Reynaldo Boury. This article aims to understand the
narrative strategies present in a contemporary Brazilian infant-juvenile audiovisual work. For this, an analysis of the
referred work is proposed, based on the studies of David Bordwell (2005), through the four motivations proposed by the
author: compositional, realistic, artistic and transtextual. The results show that, although it brings innovations in the
content and reshapes the telenovela’s plot, the Brazilian film is supported by the extrinsic norms of classic Hollywood
cinema.
Palavras-chave
AudiovisualCinema
Narrativa
Estilo
Narrative
Style