Steampunk e sua contribuição para as narrativas literárias e audiovisuais – em diálogo com o ensino de artes
Alternative Title
Steampunk y su contribución a las narrativas literarias y audiovisuales – en diálogo con la enseñanza de las artesSteampunk and its contribution to literary and audiovisual narratives – in dialogue with the teaching of artsAuthor
Hergesel, João Paulo Lopes de Meira
Date
11/11/2020Content Type
ArtigoPostgraduate Program
Linguagens, Mídia e ArteAccess rights
Acesso abertoMetadata
Show full item recordAbstract
O Steampunk é um movimento cultural que ganhou evidência e definição a partir dos anos
1980, sendo considerado um subgênero da ficção científica e presente em variadas obras de
artes, influenciando, ainda, novas narrativas na literatura e no cinema. Baseando-se nisso, este
artigo surgiu com o objetivo de analisar criticamente os trabalhos mais relevantes já publicados
em língua portuguesa sobre o referido estilo artístico-cultural. O percurso metodológico
envolveu uma abordagem quantiqualitativa, suportada pela revisão sistemática, realizada em
25 de setembro de 2020, tendo como base de pesquisa o Google Acadêmico. A fundamentação
teórica, nesse sentido, envolveu estudos interdisciplinares contemporâneos sobre métodos de
pesquisa exploratória e bibliográfica. Como resultado, observamos que a produção acadêmica
brasileira destinada ao tema parece se concentrar em dois autores principais: Everly Pegoraro e
Mônica Rebecca Ferrari Nunes – esta, também em coautoria de Marcos Antônio Bin. A leitura
desses trabalhos nos mostrou que as características do Steampunk prevalecem na literatura, mas
também alcançou outras artes, como a pintura, a ilustração e o cinema, e as mídias, como os
games, a televisão e a internet. Steampunk es un movimiento cultural que ha ganado evidencia y definición desde la década de
1980, siendo considerado un subgénero de la ciencia ficción y presente en diversas obras de
arte, influyendo, sin embargo, en las nuevas narrativas de la literatura y el cine. En base a esto,
este artículo apareció con el objetivo de analizar críticamente los trabajos más relevantes ya
publicados en portugués sobre el referido estilo artístico-cultural. La ruta metodológica
involucró un enfoque cuantitativo y cualitativo, apoyado en la revisión sistemática, realizada el
25 de septiembre de 2020, con base en la búsqueda de Google Scholar. El fundamento teórico,
en este sentido, involucró estudios interdisciplinarios contemporáneos sobre métodos de
investigación exploratoria y bibliográfica. Como resultado, observamos que la producción
académica brasileña orientada al tema parece concentrarse en dos autores principales: Everly
Pegoraro y Mônica Rebecca Ferrari Nunes – éste, también en coautoría con Marcos Antônio
Bin. La lectura de estas obras nos enseñó las características del Steampunk prevalecen en la
literatura, pero también alcanzó otras artes, como la pintura, la ilustración y el cine, y los medios
de comunicación, como los juegos electrónicos, la televisión e internet. Steampunk is a cultural movement that has gained evidence and definition since the 1980s,
being considered a subgenre of science fiction and present in various works of art, influencing
yet new narratives in literature and cinema. Based on this, this article appeared with the objective of critically analyzing the most relevant works already published in Portuguese on the
referred artistic-cultural style. The methodological path involved a quantitative and qualitative
approach, supported by the systematic review, carried out on September 25, 2020, based on the
Google Scholar search. The theoretical foundation, in this sense, involved contemporary
interdisciplinary studies on exploratory and bibliographic research methods. As a result, we
observed that the Brazilian academic production aimed at the theme seems to be concentrated
in two main authors: Everly Pegoraro and Mônica Rebecca Ferrari Nunes – this one, also coauthored by Marcos Antônio Bin. Reading these works show us Steampunk's characteristics
prevail in literature, but it also reached other arts, such as painting, illustration and cinema, and
the media, such as games, television and the internet.
Keywords
NarrativasSteampunk
Revisão sistemática
Revisión sistemática
Systematic review
