Show simple item record

dc.contributor.authorHergesel, João Paulo Lopes de Meira
dc.date.accessioned2025-02-19T18:32:29Z
dc.date.available2025-02-19T18:32:29Z
dc.date.issued2020-11-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17510
dc.description.abstractO Steampunk é um movimento cultural que ganhou evidência e definição a partir dos anos 1980, sendo considerado um subgênero da ficção científica e presente em variadas obras de artes, influenciando, ainda, novas narrativas na literatura e no cinema. Baseando-se nisso, este artigo surgiu com o objetivo de analisar criticamente os trabalhos mais relevantes já publicados em língua portuguesa sobre o referido estilo artístico-cultural. O percurso metodológico envolveu uma abordagem quantiqualitativa, suportada pela revisão sistemática, realizada em 25 de setembro de 2020, tendo como base de pesquisa o Google Acadêmico. A fundamentação teórica, nesse sentido, envolveu estudos interdisciplinares contemporâneos sobre métodos de pesquisa exploratória e bibliográfica. Como resultado, observamos que a produção acadêmica brasileira destinada ao tema parece se concentrar em dois autores principais: Everly Pegoraro e Mônica Rebecca Ferrari Nunes – esta, também em coautoria de Marcos Antônio Bin. A leitura desses trabalhos nos mostrou que as características do Steampunk prevalecem na literatura, mas também alcançou outras artes, como a pintura, a ilustração e o cinema, e as mídias, como os games, a televisão e a internet.pt_BR
dc.description.abstractSteampunk es un movimiento cultural que ha ganado evidencia y definición desde la década de 1980, siendo considerado un subgénero de la ciencia ficción y presente en diversas obras de arte, influyendo, sin embargo, en las nuevas narrativas de la literatura y el cine. En base a esto, este artículo apareció con el objetivo de analizar críticamente los trabajos más relevantes ya publicados en portugués sobre el referido estilo artístico-cultural. La ruta metodológica involucró un enfoque cuantitativo y cualitativo, apoyado en la revisión sistemática, realizada el 25 de septiembre de 2020, con base en la búsqueda de Google Scholar. El fundamento teórico, en este sentido, involucró estudios interdisciplinarios contemporáneos sobre métodos de investigación exploratoria y bibliográfica. Como resultado, observamos que la producción académica brasileña orientada al tema parece concentrarse en dos autores principales: Everly Pegoraro y Mônica Rebecca Ferrari Nunes – éste, también en coautoría con Marcos Antônio Bin. La lectura de estas obras nos enseñó las características del Steampunk prevalecen en la literatura, pero también alcanzó otras artes, como la pintura, la ilustración y el cine, y los medios de comunicación, como los juegos electrónicos, la televisión e internet.pt_BR
dc.description.abstractSteampunk is a cultural movement that has gained evidence and definition since the 1980s, being considered a subgenre of science fiction and present in various works of art, influencing yet new narratives in literature and cinema. Based on this, this article appeared with the objective of critically analyzing the most relevant works already published in Portuguese on the referred artistic-cultural style. The methodological path involved a quantitative and qualitative approach, supported by the systematic review, carried out on September 25, 2020, based on the Google Scholar search. The theoretical foundation, in this sense, involved contemporary interdisciplinary studies on exploratory and bibliographic research methods. As a result, we observed that the Brazilian academic production aimed at the theme seems to be concentrated in two main authors: Everly Pegoraro and Mônica Rebecca Ferrari Nunes – this one, also coauthored by Marcos Antônio Bin. Reading these works show us Steampunk's characteristics prevail in literature, but it also reached other arts, such as painting, illustration and cinema, and the media, such as games, television and the internet.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherInternational Journal Education and Teaching - PDVLpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectSteampunkpt_BR
dc.subjectRevisão sistemáticapt_BR
dc.subjectRevisión sistemáticapt_BR
dc.subjectSystematic reviewpt_BR
dc.titleSteampunk e sua contribuição para as narrativas literárias e audiovisuais – em diálogo com o ensino de artespt_BR
dc.title.alternativeSteampunk y su contribución a las narrativas literarias y audiovisuales – en diálogo con la enseñanza de las artespt_BR
dc.title.alternativeSteampunk and its contribution to literary and audiovisual narratives – in dialogue with the teaching of artspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes0081045915422658pt_BR
puc.centerNão se aplicapt_BR
puc.graduateProgramLinguagens, Mídia e Artept_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record