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Competências socioemocionais, interesses profissionais e prontidão para a escolha: relações com desempenho escolar

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ccv_ppgpsico_dissertacao_costa_lr.pdf (3.283Mb)
Autor
Costa, Lorena Rodrigues da
Orientador
Andrade, Rodolfo Augusto Matteo
Data de publicação
16/12/2024
Tipo de conteúdo
Dissertação de mestrado
Programa de Pós-Graduação
Psicologia
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a importância do desenvolvimento das habilidades socioemocionais na educação básica, reconhecendo sua relevância para desempenho acadêmico, interesses profissionais e desfechos laborais. Embora essas habilidades sejam essenciais no ambiente escolar, impactando tanto o presente quanto o futuro dos alunos, ainda há poucos estudos relacionando essas variáveis em larga escala. Esse estudo teve como objetivo avaliar a relação direta das competências socioemocionais, interesses profissionais, prontidão para escolha profissional, desempenho escolar e renda familiar. A amostra foi proveniente de um banco de dados disponibilizado pelo Instituto Ayrton Senna e incluiu 33.566 estudantes de escolas estaduais na região Sudeste, com idades entre 13 e 19 anos, sendo 55,5% do sexo feminino. A distribuição por série indicou 48,3% no 9º ano do Ensino Fundamental e 51,7% na 3ª série do Ensino Médio. Em relação aos instrumentos, foi utilizado um questionário socioeconômico, resultados das provas de proficiência em português e matemática, SENNA 2.0, 18REST-2 e um questionário de variáveis relacionadas à prontidão para escolha profissional. A coleta de dados foi realizada mediante a autorização ética das escolas por meio da Secretaria da Educação local e utilizou-se o delineamento Blocos Incompletos Balanceados (BIB), com sete cadernos distintos, cada aluno respondendo apenas um. Em relação a análise de dados, foram utilizadas estatísticas descritivas dos participantes, correlação de Pearson e análise de redes. Os resultados indicaram que a Autogestão se relacionou com variáveis de prontidão de carreira, contribuindo para a autorregulação e persistência. Além disso, a Abertura ao novo também se relacionou com a prontidão de carreira, associando-se à curiosidade e ao pensamento crítico, e mostrou relação com elevações nos interesses profissionais, o que sugere uma flexibilidade nos interesses. A Amabilidade e o Engajamento com os outros também se relacionaram com os níveis de elevação, enquanto a Autogestão se relacionou com os níveis de diferenciação. Tais resultados oferecem contribuições importantes para a compreensão do desenvolvimento da carreira dos estudantes.

 

The Common National Curriculum Base (BNCC) highlights the importance of developing socioemotional skills in basic education, recognizing their relevance for academic performance, career interests, and labor outcomes. Although these skills are essential within the school environment, impacting both the present and future of students, there are still few large-scale studies examining these variables. This study aimed to evaluate the direct relationship between socioemotional competencies, career interests, career choice readiness, academic performance, and family income. The sample was drawn from a database provided by the Ayrton Senna Institute and included 33,566 students from public schools in the Southeast region of Brazil, aged between 13 and 19 years, with 55.5% female participants. The grade distribution showed 48.3% in the 9th grade of Elementary School and 51.7% in the 3rd year of High School. The instruments used included a socioeconomic questionnaire, proficiency test results in Portuguese and mathematics, SENNA 2.0, 18REST-2, and a questionnaire assessing variables related to career choice readiness. Data collection was conducted with ethical authorization from the schools via the local Department of Education, utilizing a Balanced Incomplete Block (BIB) design with seven distinct booklets, each student answering only one. For data analysis, descriptive statistics of the participants, Pearson correlation, and network analysis were employed. The results indicated that Self-management correlated with career readiness variables, contributing to self-regulation and persistence. Additionally, Openness to New correlated with career readiness, associating with curiosity and critical thinking, and showed a relationship with increases in career interests, suggesting flexibility in interests. Agreeableness and Engagement with others were also related to increased levels, while Self-management was related to differentiation levels. These results provide valuable insights into understanding students' career development.

 
Palavras-chave
Competências socioemocionais
Interesses profissionais
Desempenho escolar
Socioemotional skills
Professional interests
Academic performance
Linguagem
Português
Financiador
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Este item aparece nas seguintes coleções:
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