“Deve valer alguma coisa”: análise de Borges pelo método da engenharia reversa
Alternative Title
"Must be worth something": analysis of Borges by the reverse engineering methodDebe valer algo": análisis de Borges por el método de la ingeniería inversaAuthor
Peron, Eduardo
Hergesel, João Paulo Lopes de Meira
Date
10/01/2025Content Type
ArtigoPostgraduate Program
Linguagens, Mídia e ArteAccess rights
Acesso abertoMetadata
Show full item recordAbstract
O formato televisivo conhecido como sitcom tem sua estrutura determinada
pela poética aristotélica, conforme comprovado por manuais de roteiro norte-americanos
e estudos sobre obras estadunidenses. Este artigo tem como objetivo verificar a presença
e a influência de fórmulas narrativas clássicas na produção contemporânea brasileira,
tendo como objeto de estudo o primeiro episódio de Borges. Para isso, adota-se o método
da engenharia reversa, em interface com a análise poética do audiovisual. No corpo
teórico, propõe-se um diálogo entre Duarte (2008), Austerlitz (2014) e Pellegrini (2014;
2015), no que se refere à história e ao conceito, e entre Bordwell (2008), Rodrigues (2014)
e McKee (2015), no que se refere à produção. Como um dos resultados, viu-se que Borges
apresenta características do sitcom moderno, mas inova ao trazer em seu conteúdo
fenômenos tipicamente brasileiros, atrelando o produto a seu contexto cultural. The television format known as sitcom has its structure determined by
Aristotelian poetics, as proven by American scriptwriting manuals and studies on
American works. This article aims to verify the presence and influence of classical
narrative formulas in contemporary Brazilian production, using the first episode of
Borges as the object of study. For this, the reverse engineering method is adopted, in interface with the poetic analysis of audiovisual. In the theoretical body, a dialogue is
proposed between Duarte (2008), Austerlitz (2014) and Pellegrini (2014; 2015),
regarding history and concept, and between Bordwell (2008), Rodrigues (2014) and
McKee (2015), regarding production. As one of the results, it was seen that Borges
presents characteristics of the modern sitcom, but innovates by bringing in its content
typically Brazilian phenomena, linking the product to its cultural context El formato televisivo conocido como sitcom tiene su estructura determinada
por la poética aristotélica, como lo demuestran los manuales de guión estadounidenses y
los estudios sobre obras estadounidenses. Este artículo tiene como objetivo verificar la
presencia e influencia de las fórmulas narrativas clásicas en la producción contemporánea
brasileña, teniendo como objeto de estudio el primer episodio de Borges. Para ello, se
adopta el método de la ingeniería inversa, en interfaz con el análisis poético de lo
audiovisual. En el cuerpo teórico, se propone un diálogo entre Duarte (2008), Austerlitz
(2014) y Pellegrini (2014; 2015), en lo que respecta a la historia y el concepto, y entre
Bordwell (2008), Rodrigues (2014) y McKee (2015), en lo que respecta a la producción.
Como uno de los resultados, se vio que Borges presenta características del sitcom
moderno, pero innova al traer en su contenido fenómenos típicamente brasileños,
vinculando el producto a su contexto cultural.
Keywords
Estudos de televisãoFicção televisiva seriada
Sitcom
Engenharia reversa
Poética
Television studies
Serial television fiction
Reverse engineering
Poetics
Estudios de televisión
Ficción televisiva seriada,
Ingeniería inversa