dc.contributor.advisor | Borges, Letícia Reis | |
dc.contributor.author | Dolce, Ana Júlia Guimarães | |
dc.date.accessioned | 2025-02-25T14:38:52Z | |
dc.date.available | 2025-02-25T14:38:52Z | |
dc.date.issued | 2024-11-26 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17559 | |
dc.description.abstract | Introdução: A Doença de Alzheimer é classificada como um transtorno
neurodegenerativo progressivo que atinge prevalentemente o público idoso.
Esse distúrbio pode gerar danos nas funções comunicativas, de deglutição e
cognitivas. A atuação fonoaudiológica nesses casos visa avaliar os danos, por
meio de protocolos, e elaborar e adaptar estratégias e materiais para assim
estabilizar os danos e manter a melhor qualidade de vida para o paciente.
Objetivo: Pesquisar o processo de avaliação e reabilitação fonoaudiológica na
qualidade de vida de idosos com doença de Alzheimer por meio de uma revisão
de literatura. Métodos: revisão integrativa de literatura, qualitativa, de artigos
originais publicados nos 10 últimos anos, voltados aos protocolos de avaliação
e tratamento fonoaudiológico em pacientes diagnosticados com Doença de
Alzheimer. Foram consultadas as bases de dados LILACS, CAPES e SciELO,
utilizando-se descritores em saúde - DeCS, em português e inglês, isolados e
combinados entre si. Foram eles: Doença de Alzheimer, fonoaudiologia,
linguagem, deglutição, treino cognitivo; e os seguintes descritores em inglês:
Alzheimer disease, Speech, Language and Hearing Sciences, language,
deglutition, Cognitive Training. Os descritores “Doença de Alzheimer” e
“Alzheimer disease” foram os centrais, combinados com os demais utilizando-se
o operador booleano ‘’AND’’. Ao início da seleção, foram identificados 682
estudos, restando 95, após aplicação dos filtros e 60 após análises dos títulos.
Desses 60 restantes, 20 foram excluídos após leitura dos resumos, os 40
restantes foram lidos na íntegra e submetidos ao teste de relevância, resultando
na seleção final de 33 artigos. Resultados e Comentários: Em relação ao
processo avaliativo, os aspectos observados foram: linguagem, raciocínio lógico,
atividades funcionais, aspectos psiquiátricos, aspectos cognitivos e habilidades
auditivas. Os protocolos mais utilizados para avaliar os respectivos aspectos
foram: Teste de Fluência Verbal, Teste do Desenho do Relógio, Questionário de
Atividades Funcionais de Pfeffer, Classificação de Demência Clínica, Mini Exame
do Estado Mental e Escala Wechsler de Inteligência para Adultos. Em relação ao
processo de reabilitação, os aspectos que devem ser trabalhados através de
elaborações e adaptações de atividades são a atenção, o planejamento, o
raciocínio lógico e a linguagem. Conclusão: Embora ainda haja mais estudos
abordando a avaliação fonoaudiológica do que a reabilitação, ambos os
processos são de extrema importância e o fonoaudiólogo deve atuar nos dois. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introduction: Alzheimer's disease is classified as a progressive
neurodegenerative disorder that predominantly affects the elderly. This disorder
can cause damage to communication, swallowing, and cognitive functions.
Speech-language pathology intervention in these cases aims to assess the
damage, through protocols, and develop and adapt strategies and materials to
stabilize the damage and maintain the best quality of life for the patient.
Objective: To research the process of speech-language pathology evaluation
and rehabilitation in the quality of life of elderly people with Alzheimer's disease
through a literature review. Methods: integrative, qualitative literature review of
original articles published in the last 10 years, focused on speech-language
pathology evaluation and treatment protocols in patients diagnosed with
Alzheimer's disease. The LILACS, CAPES, and SciELO databases were
consulted, using health descriptors - DeCS, in Portuguese and English, isolated
and combined with each other. They were: Alzheimer's disease, speechlanguage pathology, language, swallowing, cognitive training; and the following
descriptors in English: Alzheimer disease, Speech, Language and Hearing
Sciences, language, deglutition, Cognitive Training. The descriptors “Alzheimer
disease” and “Alzheimer disease” were the central ones, combined with the
others using the Boolean operator ‘’AND’’. At the beginning of the selection, 682
studies were identified, 95 remained after applying the filters and 60 after
analyzing the titles. Of these 60 remaining, 20 were excluded after reading the
abstracts, the remaining 40 were read in full and submitted to the relevance test,
resulting in the final selection of 33 articles. Results and Comments: Regarding
the evaluation process, the observed aspects were: language, logical reasoning,
functional activities, psychiatric aspects, cognitive aspects and auditory skills.
The most commonly used protocols to assess the respective aspects were:
Verbal Fluency Test, Clock Drawing Test, Pfeffer Functional Activities
Questionnaire, Clinical Dementia Classification, Mini Mental State Examination
and Wechsler Adult Intelligence Scale. Regarding the rehabilitation process, the
aspects that should be worked on through the development and adaptation of
activities are attention, planning, logical reasoning and language. Conclusion:
Although there are still more studies addressing speech-language pathology
assessment than rehabilitation, both processes are extremely important and the
speech-language pathologist should work on both processes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Doença de Alzheimer | pt_BR |
dc.subject | fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject | linguagem | pt_BR |
dc.subject | deglutição | pt_BR |
dc.subject | treino cognitivo | pt_BR |
dc.subject | Alzheimer disease | pt_BR |
dc.subject | Speech | pt_BR |
dc.subject | Language and Hearing Sciences | pt_BR |
dc.subject | language | pt_BR |
dc.subject | deglutition | pt_BR |
dc.subject | Cognitive Training | pt_BR |
dc.title | Protocolos de avaliação e reabilitação fonoaudiológica em idosos com Alzheimer: revisão de literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | . | pt_BR |
puc.advisorLattes | 9149726496870354 | pt_BR |
puc.referee | Seixas, Leandra Marquesine | |
puc.refereeLattes | 0889485018022869 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Fonoaudiologia | pt_BR |