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Adaptação brasileira da escala de ajustamento para Crianças e adolescentes - ASCA

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ccv_ppgpsico_dissertacao_salvador_em.pdf (1.416Mb)
Autor
Salvador, Éllen Martins
Orientador
Wechsler, Solange Muglia
Data de publicação
07/02/2025
Tipo de conteúdo
Dissertação de mestrado
Programa de Pós-Graduação
Psicologia
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo

A identificação de comportamentos que impactam o ajustamento de alunos no ambiente escolar é essencial para promover um espaço saudável e produtivo. Os educadores desempenham um papel importante na percepção e manejo dessas situações e a presença de Psicólogos Escolares no auxílio destes profissionais seria essencial. No entanto, no contexto brasileiro, há uma escassez de escalas adaptadas para avaliar tais comportamentos, bem como a presença deste tipo de psicólogo. Este estudo teve como objetivo adaptar culturalmente a Escala de Ajustamento para Crianças e Adolescentes, a ASCA (Adjustment Scales for Children and Adolescents) para o Brasil e investigar sua aplicabilidade na avaliação do ajustamento escolar. Para isso, foram estabelecidos os seguintes objetivos: 1) traduzir e adaptar a escala ASCA; 2) obter evidências de validade de conteúdo; 3) analisar sua estrutura interna; e 4) avaliar dificuldades de aplicabilidade da escala. Os participantes foram divididos em etapas do estudo: o Estudo 1 contou com duas tradutoras, uma tradutora reversa e um colaborador; o Estudo 2 envolveu 5 professores e um colaborador; no Estudo 3, problemas na coleta dificultaram a obtenção da amostra; e, no Estudo 4, participaram 8 professores. Os resultados indicaram que a escala é viável e relevante, sendo necessários estudos sobre a sua validade para a realidade brasileira. Apesar das dificuldades enfrentadas em uma das fases de coleta, conclui-se que a ASCA apresenta potencial como ferramenta de avaliação do ajustamento escolar, reforçando a necessidade de estudos futuros para aprofundar sua validação e aplicabilidade no Brasil.

 

The identification of behaviors that impact students' adjustment in the school environment is essential to promote a healthy and productive space. Educators play an important role in perceiving and managing these situations, and the presence of School Psychologists to assist these professionals would be crucial. However, in the Brazilian context, there is a shortage of scales adapted to evaluate such behaviors, as well as a lack of this type of psychologist. This study aimed to culturally adapt the Adjustment Scales for Children and Adolescents (ASCA) to Brazil and investigate its applicability in evaluating school adjustment. To achieve this, the following objectives were established: 1) to translate and culturally adapt the ASCA scale; 2) to obtain evidence of content validity; 3) to analyze its internal structure; and 4) to evaluate the applicability challenges of the scale. The participants were divided across the study stages: Study 1 included two translators, one reverse translator, and one collaborator; Study 2 involved five teachers and one collaborator; in Study 3, issues with data collection hindered obtaining the sample; and Study 4 included eight teachers. The results indicated that the scale is feasible and relevant, though studies on its validity for the Brazilian context are needed. Despite the difficulties faced in one of the data collection phases, it is concluded that the ASCA shows potential as a tool for evaluating school adjustment, reinforcing the need for future studies to further its validation and applicability in Brazil.

 
Palavras-chave
Percepção de professores
Ajustamento
Psicologia escolar
Adaptação cultural
ASCA
Teachers' perception
Adjustment
School psychology
Cultural adaptation
Linguagem
Português
Financiador
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • Dissertações

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