“Anime-se!”: O uso dos animes como promotor da manifestação das emoções no contexto escolar
Author
Carvalho, Rebecca Moura de Almeida Ferreira
Souza, Vera Lucia Trevisan de
Content Type
ArtigoAccess rights
Acesso abertoMetadata
Show full item recordAbstract
O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, que se utiliza de animes e mangás para favorecer a expressão e elaboração das emoções de alunos do 6º ano do fundamental de uma escola estadual da região metropolitana de Campinas (RMC), São Paulo. Os alunos foram convidados a assistirem ao primeiro episódio de animes diferentes, e em seguida era proposta uma conversa/discussão sobre suas impressões e relações. Como resultado observou-se um grande interesse em relação a esse tipo de mídia, assim como a presença de um processo de identificação com os personagens. Esse processo fez com que emergissem emoções que ao serem expressas por cada um eram refletidas e elaboradas no coletivo. A experiência nos leva a defender os
Keywords
Psicologia EscolarAnime
Mangá
Psicologia Educacional
Psicologia Histórico-Cultural
