Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (2004 -2010)
Título alternativo
National Student Examination Performance: mapping and thematic tendencies of the Brazilian scientific production (2004-2010)Autor
Calderón, Adolfo Ignacio
Molck, Adauto Marin
Data de publicação
07/03/2014Tipo de conteúdo
ArtigoPrograma de Pós-Graduação
EducaçãoDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Este artigo se insere no campo das pesquisas sobre as avaliações em larga escala, focalizando o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Partindo do consenso no âmbito governamental a respeito da necessidade do aprimoramento dos programas de avaliação para o aperfeiçoamento das políticas educacionais, apresenta-se o mapeamento e as tendências temáticas da produção científica brasileira em torno do Enade, tendo como referência dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas de 2004 a 2010. This article is set intothe field of educational research, specifically in studies of large-scale evaluation, focusing onthe National Student PerformanceExam(Enade). In terms of methodology,it fits in studies on the state of the art, which aim to understand trends in scientific production about a certain theme. Based on the consensus within government about the need for improvement of programs assessment for the improvement of educational policies, this article presents the mapping and thematic trends Brazilian scientific production around the Enade, taking as reference the master dissertations and doctoral theses produced in Brazil since its inception in 2004 until 2010.
Palavras-chave
Educação SuperiorEnade
Avaliação da Educação
Estado da Arte
Sinaes
Higher Education
Enade
Education Evaluation
State of Art
Sinaes
