Colorindo os muros da escola: ensino graffiti para o ensino fundamental II
Abrir arquivo
Autor
Santana, Leonardo Alves de
Orientador
Brigatto, Agda CristinaData de publicação
10/12/2024Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de CursoPrograma de Pós-Graduação
Não se aplicaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho tem como objetivo contextualizar as questões sociais, políticas e
econômicas que envolvem a prática do graffiti é da pixação, como também contextualizar suas origens e influências históricas como: a arte rupestre, murais da antiguidade e
murais do século XX. A partir da abordagem triangular difundida por Ana Mae Barbosa,
foi elaborado um plano de curso para ser aplicado dentro do campo escolar, tanto por
meio do projeto PIBID realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Emílio
Miotti, localizada em uma região periférica da cidade de Campinas-SP, e no estágio supervisionado desenvolvido na escola particular Via Brasil, instalada no centro da cidade
de Louveira-SP. As atividades tinham como meta inserir o graffiti na sala de aula por meio
de aulas práticas e teóricas, buscando desenvolver o senso crítico sob a leitura da obra
de arte, aproximar o educando da arte urbana, como também potencializar a importância
da arte urbana no campo escolar. Com base nessas experiências pude observar e analisar
as possibilidades que existem nos dois contextos escolares, apontando como a estrutura
da escola pública e o projeto PIBID permitiram maior abertura para diálogo e execução
de atividades que, em geral, não estão no cotidiano escolar. A escola particular, por sua
vez, e o tempo mais restrito do estágio em comparação ao PIBID, concentrou as possibilidades mais no campo teórico do que no campo prático relacionado à arte urbana. This undergraduate thesis aims to contextualize the social, political and economic issues
surrounding the graffiti and pixação practice, as well as their origins and historical influences
such as rock art, ancient murals and 20th century murals. Based on the triangular approach
disseminated by Ana Mae Barbosa, a course plan was drawn up to be applied within the
school field, both through the PIBID project carried out at the Padre Emílio Miotti Municipal Elementary School, which is located in a suburb region of the city of Campinas, and in
the supervised internship developed at the private school Via Brasil, located in the center of
Louveira city, São Paulo. The activity’s goal was to bring graffiti into the classroom through
practical and theoretical lessons, seeking to develop a critical sense when interpreting works
of art, bringing students closer to urban art, and also enhancing the importance of urban art
in the school environment. Based on these experiences, I was able to observe and analyze
the existing possibilities in both school contexts, pointing out how the structure of the public
school and the PIBID project allowed for greater openness to dialogue and the execution of
activities that, normally, are not part of everyday school life. On the other hand, with the private school and the shorter internship time compared to PIBID, the possibilities were more
concentrated in the theoretical rather than the practical field related to urban art.
Palavras-chave
GraffitiArte urbana
Pixação
Educação e arte
Urban art
Education and art