• English
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Arquitetura, Artes e Design
  • Faculdade de Artes Visuais
  • TCC - Artes Visuais
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Arquitetura, Artes e Design
  • Faculdade de Artes Visuais
  • TCC - Artes Visuais
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Colorindo os muros da escola: ensino graffiti para o ensino fundamental II

View/Open
eaad_artesvisuais_tcc_santana_la.pdf (2.603Mb)
Author
Santana, Leonardo Alves de
Advisor
Brigatto, Agda Cristina
Date
10/12/2024
Content Type
Trabalho de Conclusão de Curso
Postgraduate Program
Não se aplica
Access rights
Acesso aberto
Metadata
Show full item record
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo contextualizar as questões sociais, políticas e econômicas que envolvem a prática do graffiti é da pixação, como também contextualizar suas origens e influências históricas como: a arte rupestre, murais da antiguidade e murais do século XX. A partir da abordagem triangular difundida por Ana Mae Barbosa, foi elaborado um plano de curso para ser aplicado dentro do campo escolar, tanto por meio do projeto PIBID realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Emílio Miotti, localizada em uma região periférica da cidade de Campinas-SP, e no estágio supervisionado desenvolvido na escola particular Via Brasil, instalada no centro da cidade de Louveira-SP. As atividades tinham como meta inserir o graffiti na sala de aula por meio de aulas práticas e teóricas, buscando desenvolver o senso crítico sob a leitura da obra de arte, aproximar o educando da arte urbana, como também potencializar a importância da arte urbana no campo escolar. Com base nessas experiências pude observar e analisar as possibilidades que existem nos dois contextos escolares, apontando como a estrutura da escola pública e o projeto PIBID permitiram maior abertura para diálogo e execução de atividades que, em geral, não estão no cotidiano escolar. A escola particular, por sua vez, e o tempo mais restrito do estágio em comparação ao PIBID, concentrou as possibilidades mais no campo teórico do que no campo prático relacionado à arte urbana.
 
This undergraduate thesis aims to contextualize the social, political and economic issues surrounding the graffiti and pixação practice, as well as their origins and historical influences such as rock art, ancient murals and 20th century murals. Based on the triangular approach disseminated by Ana Mae Barbosa, a course plan was drawn up to be applied within the school field, both through the PIBID project carried out at the Padre Emílio Miotti Municipal Elementary School, which is located in a suburb region of the city of Campinas, and in the supervised internship developed at the private school Via Brasil, located in the center of Louveira city, São Paulo. The activity’s goal was to bring graffiti into the classroom through practical and theoretical lessons, seeking to develop a critical sense when interpreting works of art, bringing students closer to urban art, and also enhancing the importance of urban art in the school environment. Based on these experiences, I was able to observe and analyze the existing possibilities in both school contexts, pointing out how the structure of the public school and the PIBID project allowed for greater openness to dialogue and the execution of activities that, normally, are not part of everyday school life. On the other hand, with the private school and the shorter internship time compared to PIBID, the possibilities were more concentrated in the theoretical rather than the practical field related to urban art.
 
Keywords
Graffiti
Arte urbana
Pixação
Educação e arte
Urban art
Education and art
Language
Portuguese
Collections
  • TCC - Artes Visuais

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback