A avaliação institucional como contexto e prática de planejamento: a experiência de uma rede municipal
Autor
Almeida, Alessandra Rodrigues
Godoy, Eliete Aparecida
Tortella, Jussara Cristina Barboza
Data de publicação
//2019Direitos de acesso
Acesso abertoMetadados
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O texto trata de uma implementação da avaliação institucional como processo e instrumento de gestão e planejamento de uma rede municipal de ensino, por meio de formação de profissionais da educação, ao longo de 7 anos. Evidencia-se a experiência de gestão na qual esse tipo de avaliação foi entendido como uma maneira de compreender a realidade escolar, como mecanismo de participação e aprimoramento de políticas públicas que visam a qualidade educacional e a vivência democrática; agregando aos procedimentos a realização de diagnósticos, a coleta de dados, o desenvolvimento de ações e o planejamento e acompanhamento de políticas educacionais. The text talks about an implementation of the institutional evaluation as a process and an instrument of management and planning of a municipal education network, through the training of education professionals, over 7 years. It is highlighted the management experience in which this type of evaluation was taken as a way of understanding the school reality, as a mechanism for participation and improvement of public policies that aims at educational quality and democratic living; adding to the procedures the accomplishment of diagnoses, the collection of data, the development of actions and the planning and follow up of educational policies.
Palavras-chave
Avaliação institucionalGestão participativa
Políticas educacionais
Institutional evaluation
Participatory management of education
Educational policies
