Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAlmeida, Alessandra Rodrigues
dc.contributor.authorGodoy, Eliete Aparecida
dc.contributor.authorTortella, Jussara Cristina Barboza
dc.date.accessioned2025-05-05T11:58:14Z
dc.date.available2025-05-05T11:58:14Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17864
dc.description.abstractO texto trata de uma implementação da avaliação institucional como processo e instrumento de gestão e planejamento de uma rede municipal de ensino, por meio de formação de profissionais da educação, ao longo de 7 anos. Evidencia-se a experiência de gestão na qual esse tipo de avaliação foi entendido como uma maneira de compreender a realidade escolar, como mecanismo de participação e aprimoramento de políticas públicas que visam a qualidade educacional e a vivência democrática; agregando aos procedimentos a realização de diagnósticos, a coleta de dados, o desenvolvimento de ações e o planejamento e acompanhamento de políticas educacionais.
dc.description.abstractThe text talks about an implementation of the institutional evaluation as a process and an instrument of management and planning of a municipal education network, through the training of education professionals, over 7 years. It is highlighted the management experience in which this type of evaluation was taken as a way of understanding the school reality, as a mechanism for participation and improvement of public policies that aims at educational quality and democratic living; adding to the procedures the accomplishment of diagnoses, the collection of data, the development of actions and the planning and follow up of educational policies.
dc.language.isoPortuguês
dc.publisherHorizontespt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAvaliação institucional
dc.subjectGestão participativa
dc.subjectPolíticas educacionais
dc.subjectInstitutional evaluation
dc.subjectParticipatory management of education
dc.subjectEducational policies
dc.titleA avaliação institucional como contexto e prática de planejamento: a experiência de uma rede municipalpt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.777pt_BR
dc.identifier.lattes511022288155891pt_BR


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples