| dc.contributor.author | Almeida, Alessandra Rodrigues | |
| dc.contributor.author | Godoy, Eliete Aparecida | |
| dc.contributor.author | Tortella, Jussara Cristina Barboza | |
| dc.date.accessioned | 2025-05-05T11:58:14Z | |
| dc.date.available | 2025-05-05T11:58:14Z | |
| dc.date.issued | 2019 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17864 | |
| dc.description.abstract | O texto trata de uma implementação da avaliação institucional como processo e instrumento de gestão e planejamento de uma rede municipal de ensino, por meio de formação de profissionais da educação, ao longo de 7 anos. Evidencia-se a experiência de gestão na qual esse tipo de avaliação foi entendido como uma maneira de compreender a realidade escolar, como mecanismo de participação e aprimoramento de políticas públicas que visam a qualidade educacional e a vivência democrática; agregando aos procedimentos a realização de diagnósticos, a coleta de dados, o desenvolvimento de ações e o planejamento e acompanhamento de políticas educacionais. | |
| dc.description.abstract | The text talks about an implementation of the institutional evaluation as a process and an instrument of management and planning of a municipal education network, through the training of education professionals, over 7 years. It is highlighted the management experience in which this type of evaluation was taken as a way of understanding the school reality, as a mechanism for participation and improvement of public policies that aims at educational quality and democratic living; adding to the procedures the accomplishment of diagnoses, the collection of data, the development of actions and the planning and follow up of educational policies. | |
| dc.language.iso | Português | |
| dc.publisher | Horizontes | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Avaliação institucional | |
| dc.subject | Gestão participativa | |
| dc.subject | Políticas educacionais | |
| dc.subject | Institutional evaluation | |
| dc.subject | Participatory management of education | |
| dc.subject | Educational policies | |
| dc.title | A avaliação institucional como contexto e prática de planejamento: a experiência de uma rede municipal | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.777 | pt_BR |
| dc.identifier.lattes | 511022288155891 | pt_BR |