| dc.contributor.author | Oliveira, Marcos Paulo de | |
| dc.contributor.author | Almeida, Alessandra Rodrigues de | |
| dc.contributor.author | Ribeiro, Miguel | |
| dc.date.accessioned | 2025-05-05T11:58:14Z | |
| dc.date.available | 2025-05-05T11:58:14Z | |
| dc.date.issued | 2018 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17868 | |
| dc.description.abstract | O presente trabalho aborda a implementação de uma tarefa de multiplicação com alunos de terceiro ano do ensino fundamental. Durante a tarefa foi analisado o raciocínio dos alunos, considerando uma maior ou menor evidência na multiplicação. Usamos como referencial teórico os estudos de Vergnaud para melhor entender diferentes raciocínios associados à operação de multiplicação e fazemos uma análise qualitativa do nível de raciocínio dos alunos, percebidos através da escrita ou da explicação oral sobre a resolução a tarefa. Os resultados mostraram que grande parte dos alunos passaram para um raciocínio de transição do pensamento aditivo para o multiplicativo, mas poucos apresentaram pensamento multiplicativo de fato. | |
| dc.language.iso | Português | |
| dc.publisher | Universidade Federal de Grande Dourados | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Multiplicação | |
| dc.subject | Anos iniciais | |
| dc.subject | Raciocínio multiplicativo | |
| dc.title | Níveis de raciocínio demonstrados por alunos em tarefas de multiplicação: uma experiência no ensino fundamental | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v20n1p29-45 | pt_BR |
| dc.identifier.lattes | 511022288155891 | pt_BR |