Níveis de raciocínio demonstrados por alunos em tarefas de multiplicação: uma experiência no ensino fundamental
Autor
Oliveira, Marcos Paulo de
Almeida, Alessandra Rodrigues de
Ribeiro, Miguel
Data de publicação
//2018Direitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho aborda a implementação de uma tarefa de multiplicação com alunos de terceiro ano do ensino fundamental. Durante a tarefa foi analisado o raciocínio dos alunos, considerando uma maior ou menor evidência na multiplicação. Usamos como referencial teórico os estudos de Vergnaud para melhor entender diferentes raciocínios associados à operação de multiplicação e fazemos uma análise qualitativa do nível de raciocínio dos alunos, percebidos através da escrita ou da explicação oral sobre a resolução a tarefa. Os resultados mostraram que grande parte dos alunos passaram para um raciocínio de transição do pensamento aditivo para o multiplicativo, mas poucos apresentaram pensamento multiplicativo de fato.
Palavras-chave
MultiplicaçãoAnos iniciais
Raciocínio multiplicativo
