Proposta de um instrumento de avaliação da extensão: estudo de caso em uma instituição pública federal brasileira de educação profissional e tecnológica
Autor
Foligno, Adriane Zangiacomo
Machado, Michel Mott
Azevedo, Marilia Macorin de
Calderón, Adolfo Ignacio
Data de publicação
//2023Tipo de conteúdo
ArtigoPrograma de Pós-Graduação
EducaçãoDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
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Este artigo teve como base teórica estudos sobre educação profissional e tecnológica, extensão no contexto da educação superior brasileira e avaliação da extensão. O objetivo é propor um modelo de instrumento de avaliação das atividades de extensão, com indicadores de desempenho que forneçam informações consolidadas às esferas superiores de governança acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa e aplicada, tendo como método o estudo de caso. Constatou-se que o Instituto estudado possui atividades de extensão institucionalizadas, porém mostra lacunas quanto à sua avaliação. Como resultado da pesquisa, foram propostos 46 indicadores para o monitoramento e a avaliação das atividades de extensão, organizados em dois modelos de formulários para coleta das informações.
Palavras-chave
Avaliação da extensãoIndicadores da avaliação
Educação profissional e tecnológica
Estudo de caso
