Show simple item record

dc.contributor.authorMenegat, Jardelino
dc.contributor.authorSarmento, Dirléia Fanfa
dc.contributor.authorCalderón, Adolfo Ignacio
dc.date.accessioned2025-05-05T13:39:37Z
dc.date.available2025-05-05T13:39:37Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17900
dc.description.abstractEste artigo aborda a forma como se processa a questão da responsabilidade social (RS) na gestão das Instituições de Educação Superior (IES), tendo como foco específico instituições do setor privado, sem fins lucrativos e de natureza confessional. Objetiva estudar as tendências em termos dos princípios norteadores, no âmbito da RS, adotados na gestão da educação superior pelas IES da Rede La Salle existentes no Brasil. Foi realizado um estudo de caso múltiplo, tomando como referência as cinco IES mantidas no Brasil pelos Irmãos Lassalistas, por meio da análise de conteúdo dos dados resultantes da aplicação de questionário a 66 gestores universitários (57,4% do total de gestores das IES lassalistas estudadas), bem como a análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de cada uma das IES estudadas. A pesquisa revela especificidades da gestão universitária a partir da identificação de quatro princípios norteadores: 1) postura ética e transparência nas ações; 2) educação e formação integral; 3) ambiente institucional de acolhimento, cuidado e valorização dos atores da ação educativa; 4) compromisso com a vida e a preservação do planeta.
dc.description.abstracthis article deals with social responsibility (SR) in Higher Education Institutions (HEIs) management, with a focus on confessional and non-prot private sector institutions. It aims to study the trends in the guiding principles within the SR, adopted in the higher education management by the Brazilian HEIs of La Salle University Network, a Christian religious education order, present in 77 countries. A multiple case study was carried out, taking as reference the 5 HEIs maintained in Brazil by the Lasallian Brothers. The study analyzed the content of the responses resulting from the application of a questionnaire to 66 university managers, who represent 57.4% of the total of managers, and conducted a documentary analysis of the Institutional Development Plan (IDP) of each of the ve Lasallian HEIs studied. The research reveals trends and specicities of university management, aggregated in four guiding principles: 1) ethical stance and actions transparency; 2) education and integral education; 3) institutional environment of reception, care and appreciation of the actors of educational action; and 4) commitment to life and the planet preservation.
dc.language.isoPortuguês
dc.publisherUniversidad Peruana de Ciencias Aplicadaspt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectResponsabilidade social universitária
dc.subjectEducação superior
dc.subjectRede la salle
dc.subjectUniversity social responsibility
dc.subjectHigher education
dc.subjectLa Salle university network
dc.titlePrincípios de responsabilidade social na Educação Superior: tendências na gestão de instituições confessionaispt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.19083/ridu.12.721pt_BR
dc.identifier.lattes4931639185143968pt_BR
puc.graduateProgramEducaçãopt_BR


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record