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dc.contributor.authorWechsler, Amanda Muglia
dc.date.accessioned2025-05-09T14:19:53Z
dc.date.available2025-05-09T14:19:53Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17940
dc.description.abstractO Plantão Psicológico é uma modalidade de atendimento psicológico emergencial que visa ao acolhimento da angústia e ao esclarecimento da demanda dos/as usuários/as, porém são poucas as publicações que se propõem a medir a eficácia deste formato. Portanto, o objetivo da presente pesquisa foi avaliar quantitativamente a eficácia de um Plantão Psicológico por meio do ponto de vista de seus/suas usuários/as, além de verificar a associação de variáveis sociodemográficas com variáveis indicativas de satisfação dos participantes. Participou deste estudo uma amostra por conveniência de cinquenta e sete indivíduos a partir de 14 anos de idade, que procurou espontaneamente o Plantão Psicológico em um Serviço-Escola no interior do estado de São Paulo, durante um ano letivo. Após o atendimento recebido, os participantes preencheram um questionário de satisfação ad hoc. Os resultados mostraram que a maioria dos/das usuários/as (98,25%) declarou-se satisfeita com o atendimento recebido, relatando sentir-se acolhida e compreendida/aliviada (média de notas de 9,7 e 9,4, respectivamente). No entanto, os que apresentavam queixas psicopatológicas tenderam a sentir-se menos satisfeitos com o atendimento. Conclui-se que o Plantão Psicológico, mesmo com um número reduzido de encontros, apresentou alta eficácia, podendo se constituir como uma importante estratégia de promoção de saúde.
dc.description.abstractWalk-in Counseling Service is an emergency psychological care aimed at attentive and empathic listening to an individual’s distress and clarifying his/her demand. Nevertheless, there is a scarcity of publications that measure the efficacy of this format. Therefore, the aim of the present research was to evaluate quantitatively the efficacy a Walk-In Service through the point-of-view of its users. In addition, we verified associations of sociodemographic variables with variables that indicated participants’ satisfaction. A convenience sample of fifty-seven individuals from the age of 14 participated in this study, who spontaneously sought the Walk-In Service located in São Paulo state (Brazil), during a school year. They filled-in an ad hoc satisfaction questionnaire after receiving psychological care. The results showed that the majority of users (98.25%) declared themselves satisfied with the care received, reporting feeling welcomed and understood/relieved (mean grades of 9.7 and 9.4, respectively). However, those with psychopathological complaints tended to feel less satisfied with the care provided. Conclusions highlight the efficacy of this model, even with a reduced number of meetings, which may constitute an important health promotion strategy
dc.language.isoPortuguês
dc.publisherUniversidade Catolica Dom Boscopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlantão psicológico
dc.subjectClínica ampliada
dc.subjectEficácia
dc.subjectWalk-In clinic
dc.subjectContextualized clinic
dc.subjectEfficacy
dc.titleAvaliação da eficácia de um plantão psicológico em um serviço-escolapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.20435/pssa.v15i1.2339pt_BR


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