| dc.contributor.author | Duque, Tiago | |
| dc.contributor.author | Bolfe, Ana Paula Fraga | |
| dc.date.accessioned | 2025-06-12T17:12:41Z | |
| dc.date.available | 2025-06-12T17:12:41Z | |
| dc.date.issued | 2015 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17997 | |
| dc.description.abstract | Esta descrição e análise de experiência desenvolvida em ambiente educacional têm como objetivo refletir a respeito da formação de professores de Ciências Sociais em uma pers-pectiva teórico-prática interdisciplinar. O texto apresenta as conquistas e os desafios das experiências da área de Ciências Sociais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID PUC-Campinas, Brasil. Os autores refletem as suas próprias experi-ências como coordenadores de bolsistas e também professores destes em sala de aula. A vivência semanal junto com os demais coordenadores de áreas, visitas às escolas, reuniões com alunos bolsistas, elaboração de relatórios, planejamento e acompanhamento da execu-ção das atividades interdisciplinares e leitura de atividades avaliativas dos alunos bolsis-tas são o que forma o material que aqui se organiza em formato de relato de experiência. Conclui-se que o programa aumentou a qualidade da participação dos alunos bolsistas em sala de aula, ao mesmo tempo em que foi um espaço crítico para pensar a maneira como formamos professores. Conclui-se também que, apesar dos esforços, temos ainda muito a fazer para a consolidação do ensino de Sociologia na educação básica. Sabemos ainda que a interdisciplinaridade também está por ser conquistada e legitimada na universidade, por mais que isso possa parecer contraditório. | |
| dc.publisher | Universidade Federal de Sรฃo Carlos | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de sociologia | |
| dc.subject | Formação de professores/as | |
| dc.subject | Interdisciplinarida-de | |
| dc.subject | PIBID | |
| dc.title | Sociologia, formação de professores e interdisciplinaridade. Conquistas e desafios nas experiências do PIBID de Ciências Sociais da PUC-Campinas | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14244/198271991085 | pt_BR |
| puc.center | Artigo | pt_BR |