Sociologia, formação de professores e interdisciplinaridade. Conquistas e desafios nas experiências do PIBID de Ciências Sociais da PUC-Campinas
Autor
Duque, Tiago
Bolfe, Ana Paula Fraga
Data de publicação
//2015Direitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Esta descrição e análise de experiência desenvolvida em ambiente educacional têm como objetivo refletir a respeito da formação de professores de Ciências Sociais em uma pers-pectiva teórico-prática interdisciplinar. O texto apresenta as conquistas e os desafios das experiências da área de Ciências Sociais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID PUC-Campinas, Brasil. Os autores refletem as suas próprias experi-ências como coordenadores de bolsistas e também professores destes em sala de aula. A vivência semanal junto com os demais coordenadores de áreas, visitas às escolas, reuniões com alunos bolsistas, elaboração de relatórios, planejamento e acompanhamento da execu-ção das atividades interdisciplinares e leitura de atividades avaliativas dos alunos bolsis-tas são o que forma o material que aqui se organiza em formato de relato de experiência. Conclui-se que o programa aumentou a qualidade da participação dos alunos bolsistas em sala de aula, ao mesmo tempo em que foi um espaço crítico para pensar a maneira como formamos professores. Conclui-se também que, apesar dos esforços, temos ainda muito a fazer para a consolidação do ensino de Sociologia na educação básica. Sabemos ainda que a interdisciplinaridade também está por ser conquistada e legitimada na universidade, por mais que isso possa parecer contraditório.
Palavras-chave
Ensino de sociologiaFormação de professores/as
Interdisciplinarida-de
PIBID
