A hora-projeto como estratégia de incentivo à formação continuada de professores na rede municipal de educação de campinas-sp
Author
Silva, Luciana Viana da
Barbosa, Andreza
Date
//2024Content Type
ArtigoAccess rights
Acesso abertoMetadata
Show full item recordAbstract
Na rede municipal de educação de Campinas, no interior do estado de São Paulo, a formação continuada de professores é tratada pelos documentos normativos como forma de estimular o desenvolvimento profissional docentee contribuir paraa melhoria da qualidade da educação básica. Visando a incentivar os professores a buscaremexperiências de formação continuada, criou-se a hora-projeto. Dessa forma, quando o docente realiza um projeto fora da jornada de trabalho, considerando cursos, grupos de estudo e/ou grupos de trabalho da própria rede,pode-se pleitear o pagamento dessas horas adicionais de trabalho. A partir doresultado dapesquisa,que se valeu de análise documental, entrevistas semiestruturadas com profissionais responsáveis pela formação de professores no municípioe um questionário fechado aplicado a um grupo de professores, este trabalho discute o potencial dessa iniciativa para a formação docente continuada. Os dados obtidos permitem afirmar que,embora visasse incentivar a participação dos professores emações de formação continuada, existem problemas no desenvolvimento da estratégia de pagamento de horas-projeto que dificultam atingir tal objetivo. Ovalor reduzido da hora paga, adependência de aprovação da secretaria e a inadequação dos cursos oferecidos,considerando as necessidadesdos professores, são elementos apontados por este trabalho. In the education systemof Campinas, located inthe state of São Paulo, continuing teacher’seducation is addressed by normative documents as a way of stimulating teacher’sprofessional development and contributing to improving the quality of basic education. Aiming to encourage teachers to pursue continuing education experiences, the project-hour was created. Thus, when teachers carry out a project outside their working day, including courses, study groups and/or working groups within the network itself, they can claim payment for these additional working hours. Based on the results of a study that used document analysis, semi-structured interviews with professionals responsible for teacher’s education in the cityand a closed questionnaire applied to a group of teachers, this paper discusses the potential of this initiative for continuing teacher’s education. The data obtained show that although the aim was to encourage teachers to take part in continuing education, there are problems in the development of the project-hour payment strategy that make it difficult to achieve this objective. The low value of the hours paid, the dependence on approval from the city education department,and the inadequacy of the courses on offer in terms of teachers’needs are all elements pointed out in this regard.
Keywords
Formação de professoresFormação continuada
Hora-projeto
Secretaria municipal de educação de Campinas
Teacher education
Continuing education
Project-hour
Campinaseducation system