dc.contributor.advisor | Wechsler, Solange Múglia | |
dc.contributor.author | Nardozzi, Marcelo Roberto de Brito | |
dc.date.accessioned | 2025-08-18T19:55:08Z | |
dc.date.available | 2025-08-18T19:55:08Z | |
dc.date.issued | 2025-06-16 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/18067 | |
dc.description.abstract | A criatividade é uma das principais competências demandadas no século XXI e constitui um
elemento fundamental da humanidade, com potencial para trazer significado e alegria às
pessoas, além de apresentar uma relação positiva com a saúde mental. A desfusão cognitiva é
uma estratégia psicoterapêutica típica das terapias cognitivo-comportamentais contextuais, que
visa promover o distanciamento de pensamentos desadaptativos. É considerada uma alternativa
às intervenções tradicionais e pode ser compreendida como uma forma voluntária de
flexibilidade cognitiva. As dificuldades em regulação emocional têm sido associadas a uma
ampla gama de transtornos mentais, sendo sua avaliação um indicador clínico relevante. Assim,
esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as relações entre criatividade, desfusão
cognitiva e dificuldades em regulação emocional, bem como os possíveis papéis de mediação
entre esses constructos. A amostra foi composta por 202 brasileiros, incluindo pessoas do
gênero feminino (81,19%), masculino (17,82%) e outras identidades de gênero (0,99%), com
idades entre 18 e 57 anos (M = 25,25; DP = 9,07). A maioria (51,49%) havia feito psicoterapia
por mais de um ano, seguida por 30,20% que fizeram por até um ano e 17,82% que nunca
fizeram. Instrumentos utilizados: Teste de Pensamento Criativo da Bateria de Avaliação
Intelectual e Criativa para Adultos (PC-BAICA), Questionário de Fusão Cognitiva (CFQ-7),
Escala de Dificuldades em Regulação Emocional – versão reduzida (DERS-16) e um
questionário sociodemográfico. As análises de dados incluíram testes de correlação de Pearson
e Spearman, Modelagem por Equações Estruturais (MEE) e Análises de Variância (ANOVA).
Resultados: Quanto maior a criatividade, maior o escore de desfusão (r = 0,16; p < 0,05) e
menores as dificuldades em regular as emoções (rho = -0,15; p < 0,05). A desfusão cognitiva
apresentou correlação significativa, negativa e de magnitude forte com as dificuldades em
regulação emocional (rho = -0,73; p < 0,001), atuando como variável mediadora entre
criatividade e dificuldades em regular as emoções, o que evidenciou uma direcionalidade de
processo: a criatividade influencia a desfusão (β = 0,15; p < 0,05), que, por sua vez, prediz
menores dificuldades em regular as emoções (β = -0,82; p < 0,001). Não foram encontradas
diferenças estatisticamente significativas nas médias dos constructos em função do histórico de
realização de psicoterapia. | pt_BR |
dc.description.abstract | Creativity is one of the core competencies demanded in the 21st century and constitutes a
fundamental aspect of humanity, with the potential to bring meaning and joy to people’s lives,
in addition to showing a positive relationship with mental health. Cognitive defusion is a typical
psychotherapeutic strategy in contextual cognitive-behavioral therapies, aimed at promoting
psychological distance from maladaptive thoughts. It is considered an alternative to traditional
clinical interventions and may be understood as a voluntary form of cognitive flexibility.
Difficulties in emotion regulation have been associated with a wide range of mental disorders,
and their assessment is considered a relevant clinical indicator. Accordingly, the main objective
of this study was to investigate the relationships among creativity, cognitive defusion, and
difficulties in emotion regulation, as well as the potential mediating roles among these
constructs. The sample consisted of 202 Brazilian participants, including individuals
identifying as female (81.19%), male (17.82%), and other gender identities (0.99%), aged
between 18 and 57 years (M = 25.25; SD = 9.07). Most participants (51.49%) had undergone
psychotherapy for more than one year, followed by 30.20% who had done so for up to one year,
and 17.82% who had never engaged in psychotherapy. The instruments used were: the Creative
Thinking Test from the Intelligence and Creativity Adult Battery (PC-BAICA), the Cognitive
Fusion Questionnaire (CFQ-7), the Difficulties in Emotion Regulation Scale – short version
(DERS-16), and a sociodemographic questionnaire. Data analyses included Pearson and
Spearman correlation tests, Structural Equation Modeling (SEM), and Analysis of Variance
(ANOVA). Results showed that higher levels of creativity were associated with greater
cognitive defusion (r = 0.16; p < .05) and fewer difficulties in emotion regulation (rho = –0.15;
p < .05). Cognitive defusion was strongly and negatively correlated with difficulties in emotion
regulation (rho = –0.73; p < .001), acting as a mediating variable between creativity and emotion
regulation difficulties, revealing a directional process: creativity influenced defusion (β = 0.15;
p < .05), which in turn predicted fewer difficulties in regulating emotions (β = –0.82; p < .001).
No statistically significant differences were found in the construct means based on participants'
psychotherapy history. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | fusão cognitiva | pt_BR |
dc.subject | pensamento criativo | pt_BR |
dc.subject | flexibilidade | pt_BR |
dc.subject | psicoterapia | pt_BR |
dc.subject | desregulação emocional | pt_BR |
dc.subject | cognitive fusion | pt_BR |
dc.subject | creative thinking | pt_BR |
dc.subject | flexibility | pt_BR |
dc.subject | psychotherapy | pt_BR |
dc.subject | emotional dysregulation | pt_BR |
dc.title | A relação entre criatividade, desfusão cognitiva e dificuldades em regulação emocional | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 3818284587916806 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 8649532766623043 | pt_BR |
puc.referee | Primi, Tatiana de Cássia Nakano | |
puc.referee | Almeida, Paola Esposito de Moraes | |
puc.refereeLattes | 8092049870780985 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 8011068111808610 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |