• English
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Revis茫o com s铆ntese qualitativa sobre as experi锚ncias de meninos e meninas que praticam bullying na escola

Author
Manuella Cana Brasil Feij贸
Victoria Maria Ribeiro Lembo
Karen Yukari Kimura
Andr茅 Luiz Monezi Andrade
Julliane Messias Cordeiro Sampaio
Wanderlei Abadio de Oliveira
Date
//2022
Content Type
Artigo
Access rights
Acesso aberto
Metadata
Show full item record
Abstract
Esse estudo focalizou a quest茫o da pr谩tica do bullying escolar e as diferen莽as entre meninos e meninas. Objetivou-se sintetizar e interpretar estudos prim谩rios qualitativos sobre a pr谩tica de bullying escolar. Metodologicamente, consultou-se as bases de dados PsycINFO, SCOPUS, Web of Science, SciELO e o peri贸dico International Journal of Bullying Prevention. Seguiu-se a seguinte quest茫o norteadora: quais as evid锚ncias cient铆ficas qualitativas sobre a as experi锚ncias de meninos e meninas que praticam bullying na escola? Foram inclu铆dos na revis茫o seis artigos. Verificou-se que os meninos praticam mais o bullying do tipo f铆sico e as meninas utilizam t茅cnicas indiretas para agredir colegas. Os agressores, em geral, apresentam as seguintes caracter铆sticas: alto senso de superioridade; desejo de controle; busca de poder e status; obten莽茫o de prazer; agressividade como constituinte de sua imagem; consci锚ncia da pr谩tica da intimida莽茫o. Em uma nova s铆ntese foi apresentada uma cr铆tica reflexiva sobre os achados revisados. Embora o n煤mero de refer锚ncias inclu铆das na revis茫o seja limitado, essa s铆ntese qualitativa 茅 relevante na medida em que lan莽a luz sobre as experi锚ncias de meninas e meninas que praticam bullying e essas evid锚ncias poder茫o nortear a莽玫es de interven莽茫o antibullying.
Collections
  • Publicações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback