| dc.contributor.author | Manuella Cana Brasil Feij贸 | |
| dc.contributor.author | Victoria Maria Ribeiro Lembo | |
| dc.contributor.author | Karen Yukari Kimura | |
| dc.contributor.author | Andr茅 Luiz Monezi Andrade | |
| dc.contributor.author | Julliane Messias Cordeiro Sampaio | |
| dc.contributor.author | Wanderlei Abadio de Oliveira | |
| dc.date.accessioned | 2025-09-09T14:20:50Z | |
| dc.date.available | 2025-09-09T14:20:50Z | |
| dc.date.issued | 2022 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/18153 | |
| dc.description.abstract | Esse estudo focalizou a quest茫o da pr谩tica do bullying escolar e as diferen莽as entre meninos e meninas. Objetivou-se sintetizar e interpretar estudos prim谩rios qualitativos sobre a pr谩tica de bullying escolar. Metodologicamente, consultou-se as bases de dados PsycINFO, SCOPUS, Web of Science, SciELO e o peri贸dico International Journal of Bullying Prevention. Seguiu-se a seguinte quest茫o norteadora: quais as evid锚ncias cient铆ficas qualitativas sobre a as experi锚ncias de meninos e meninas que praticam bullying na escola? Foram inclu铆dos na revis茫o seis artigos. Verificou-se que os meninos praticam mais o bullying do tipo f铆sico e as meninas utilizam t茅cnicas indiretas para agredir colegas. Os agressores, em geral, apresentam as seguintes caracter铆sticas: alto senso de superioridade; desejo de controle; busca de poder e status; obten莽茫o de prazer; agressividade como constituinte de sua imagem; consci锚ncia da pr谩tica da intimida莽茫o. Em uma nova s铆ntese foi apresentada uma cr铆tica reflexiva sobre os achados revisados. Embora o n煤mero de refer锚ncias inclu铆das na revis茫o seja limitado, essa s铆ntese qualitativa 茅 relevante na medida em que lan莽a luz sobre as experi锚ncias de meninas e meninas que praticam bullying e essas evid锚ncias poder茫o nortear a莽玫es de interven莽茫o antibullying. | pt_BR |
| dc.publisher | Research, Society and Development | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.title | Revis茫o com s铆ntese qualitativa sobre as experi锚ncias de meninos e meninas que praticam bullying na escola | pt_BR |
| dc.type | Artigo | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontif铆cia Universidade Cat贸lica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.33448/rsd-v11i2.25668 | pt_BR |