Responsabilidade social corporativa no segmento brasileiro de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos
Author
Filho, Cândido Ferreira da Silva
Ferreira, Denise Helena Lombardo
Conti, Diego de Melo
Lobão, Raissa Caroline
Date
//2023Content Type
ArtigoMetadata
Show full item recordAbstract
A responsabilidade social corporativa refere-se às ações e atitudes promovidas por
organizações no sentido de proporcionar retorno ambiental, econômico e social para o bemestar humano e da sociedade. Todavia, em setores intrinsecamente ligados a impactos
negativos, as práticas responsáveis do ponto de vista socioambiental apresentam
particularidades e são especialmente necessárias como parte do esforço para mitigar os
impactos causados pela atividade produtiva. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar
as ações de responsabilidade social de grandes empresas do segmento brasileiro de Higiene
Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), além das contribuições para a proteção do meio
ambiente, promoção do desenvolvimento social e comunitário, como parte da sua estratégia
competitiva e relacionamento com os seus stakeholders. A pesquisa se caracteriza como
exploratória e descritiva, pois foi desenvolvida a partir de levantamento bibliográfico e
documental em websites corporativos e relatórios de sustentabilidade. Os resultados
contribuem para discussão teórica, além do aprimoramento de práticas corporativas.
Keywords
Responsabilidade Social CorporativaHigiene Pessoal
Cosméticos (HPPC)
Sustentabilidade
