| dc.contributor.author | Filho, Cândido Ferreira da Silva | |
| dc.contributor.author | Ferreira, Denise Helena Lombardo | |
| dc.contributor.author | Conti, Diego de Melo | |
| dc.contributor.author | Lobão, Raissa Caroline | |
| dc.date.accessioned | 2025-09-09T18:57:20Z | |
| dc.date.available | 2025-09-09T18:57:20Z | |
| dc.date.issued | 2023 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/18326 | |
| dc.description.abstract | A responsabilidade social corporativa refere-se às ações e atitudes promovidas por
organizações no sentido de proporcionar retorno ambiental, econômico e social para o bemestar humano e da sociedade. Todavia, em setores intrinsecamente ligados a impactos
negativos, as práticas responsáveis do ponto de vista socioambiental apresentam
particularidades e são especialmente necessárias como parte do esforço para mitigar os
impactos causados pela atividade produtiva. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar
as ações de responsabilidade social de grandes empresas do segmento brasileiro de Higiene
Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), além das contribuições para a proteção do meio
ambiente, promoção do desenvolvimento social e comunitário, como parte da sua estratégia
competitiva e relacionamento com os seus stakeholders. A pesquisa se caracteriza como
exploratória e descritiva, pois foi desenvolvida a partir de levantamento bibliográfico e
documental em websites corporativos e relatórios de sustentabilidade. Os resultados
contribuem para discussão teórica, além do aprimoramento de práticas corporativas. | |
| dc.subject | Responsabilidade Social Corporativa | |
| dc.subject | Higiene Pessoal | |
| dc.subject | Cosméticos (HPPC) | |
| dc.subject | Sustentabilidade | |
| dc.title | Responsabilidade social corporativa no segmento brasileiro de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos | pt_br |
| dc.type | Artigo | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://sodebras.com.br/edicoes/N210.pdf | pt_BR |