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dc.contributor.authorSugahara, Cibele Roberta
dc.contributor.authorNeiman, Zysman
dc.contributor.authorBenedicto, Samuel Carvalho De
dc.contributor.authorConti, Diego de Melo
dc.contributor.authorSartori, Siliane Vanessa
dc.date.accessioned2025-09-09T19:06:14Z
dc.date.available2025-09-09T19:06:14Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/18505
dc.description.abstractA crescente degradação ambiental que está ocorrendo em todo mundo é uma realidade bastante preocupante, afinal a sobrevivência da humanidade depende da conservação de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, a fim de proteger a vida de todos. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas de Educação Ambiental de escolas da Rede de Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura situadas na Região Metropolitana de Campinas/SP, a fim de avaliar qual o alinhamento das práticas pedagógicas com a Resolução nº 2/2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como aplicada e exploratória com abordagem qualitativa. Como procedimentos técnicos adota-se a pesquisa bibliográfica e documental, cujas fontes de dados estão em artigos científicos, livros e informações dispostas nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas. A coleta de dados foi realizada com a aplicação de questionário eletrônico, entre agosto e setembro de 2022, em três escolas participantes da Rede Escolas Associadas. Dentre os resultados da pesquisa, constatou-se que a maior parte dos participantes reconhece a importância da formação continuada, incluindo a Educação Ambiental. Diante dos resultados, observa-se que existe um alinhamento entre as ações previstas no Projeto Político Pedagógico e as práticas adotadas no que está preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental.
dc.subjectEducação Ambiental
dc.subjectRede PEA
dc.subjectDiretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental
dc.subjectPráticas Pedagógicas
dc.titleEscolas da Rede PEA da UNESCO e suas Ações de Educação Ambiental: Estudo de caso na Região Metropolitana de Campinas /SPpt_br
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/17390pt_BR


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