| dc.contributor.author | Sugahara, Cibele Roberta | |
| dc.contributor.author | Neiman, Zysman | |
| dc.contributor.author | Benedicto, Samuel Carvalho De | |
| dc.contributor.author | Conti, Diego de Melo | |
| dc.contributor.author | Sartori, Siliane Vanessa | |
| dc.date.accessioned | 2025-09-09T19:06:14Z | |
| dc.date.available | 2025-09-09T19:06:14Z | |
| dc.date.issued | 2024 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/18505 | |
| dc.description.abstract | A crescente degradação ambiental que está ocorrendo em todo mundo é uma realidade bastante preocupante, afinal a sobrevivência da humanidade depende da conservação de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, a fim de proteger a vida de todos. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas de Educação Ambiental de escolas da Rede de Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura situadas na Região Metropolitana de Campinas/SP, a fim de avaliar qual o alinhamento das práticas pedagógicas com a Resolução nº 2/2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como aplicada e exploratória com abordagem qualitativa. Como procedimentos técnicos adota-se a pesquisa bibliográfica e documental, cujas fontes de dados estão em artigos científicos, livros e informações dispostas nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas. A coleta de dados foi realizada com a aplicação de questionário eletrônico, entre agosto e setembro de 2022, em três escolas participantes da Rede Escolas Associadas. Dentre os resultados da pesquisa, constatou-se que a maior parte dos participantes reconhece a importância da formação continuada, incluindo a Educação Ambiental. Diante dos resultados, observa-se que existe um alinhamento entre as ações previstas no Projeto Político Pedagógico e as práticas adotadas no que está preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental. | |
| dc.subject | Educação Ambiental | |
| dc.subject | Rede PEA | |
| dc.subject | Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental | |
| dc.subject | Práticas Pedagógicas | |
| dc.title | Escolas da Rede PEA da UNESCO e suas Ações de Educação Ambiental: Estudo de caso na Região Metropolitana de Campinas /SP | pt_br |
| dc.type | Artigo | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/17390 | pt_BR |