Produção acadêmica e científica: Recent submissions
Now showing items 1261-1280 of 4081
-
Qualidade da educação superior no Brasil: desempenho das universidades católicas à luz dos rankings acadêmicos, índices e tabelas classificatórias estatais e do setor privado
(University Nove de Julho, 2019)A qualidade educação superior é um conceito dinâmico que tem que se adaptar a um mundo em constantes mudanças. Este artigo tem como objetivo analisar as universidades católicas brasileiras com o intuito de estudar suas ... -
Avaliação educacional
(Universidade Federal de Juiz de Fora, 2020)Este artigo objetiva analisar os fatores contextuais de eficácia escolar que contribuíram para que uma escola, localizada em região de alta vulnerabilidade social no município de Ferraz de Vasconcelos, Estado de São Paulo, ... -
Principales rankings académicos internacionales: el caso de Chile
(FapUNIFESP (SciELO), 2020)Los rankings académicos (RACs), a pesar de recibir muchos cuestionamientos, se vienen destacando como un instrumento de evaluación externa de apoyo para la toma de decisiones de las universidades y de diferentes grupos de ... -
Governança universitária e rankings acadêmicos à luz da literatura acadêmica brasileira
(Universidade do Oeste de Santa Catarina, 2021)Partindo do pressuposto que a temática da governança universitária e sua interface com os rankings acadêmicos é pouco explorada em termos de pesquisas científicas no âmbito acadêmico brasileiro, o presente estudo tem como ... -
Escuelas rurales en el Perú: factores que acentúan las brechas digitales en tiempos de pandemia (COVID- 19) y recomendaciones para reducirlas
(Sistema de Bibliotecas PUCP, 2021)Se estudian los factores que acentúan las brechas digitales de las escuelas rurales en el Perú en el contexto de la pandemia del COVID-19. De esa forma, se aborda la educación básica rural antes y durante la pandemia, ... -
Governança e desempenho das universidades católicas à luz do Ranking Universitário Folha (RUF)
(Universidade Catolica Dom Bosco, 2020)Este estudo analisa, longitudinalmente, o surgimento e estabelecimento das universidades católicas no Brasil e aborda seu desempenho em termos de qualidade, a partir dos resultados no Ranking Universitário Folha (RUF). ... -
Mosaicos de uma trajetória acadêmica:homenagem a nosso querido professor Cleiton de Oliveira
(Revista Brasileira de Politica e Administracao da Educacao - RBPAE, 2021)Este documento, em forma de entrevista, eternizam as palavras do nosso saudoso professor Cleiton de Oliveira proferidas dentro do projeto "Vivências e percursos formativos em nível de doutorado: encontro com formadores de ... -
O desafio da educação a distância no ensino superior brasileiro: a expansão dos cursos de pedagogia à luz do ENADE como referencial de qualidade
(Universidade Federal do Parana, 2020)A oferta de cursos na modalidade a distância tem tido um forte crescimento na educação superior brasileira, proporcionando um aumento número de matrículas, em detrimento de um proporcional encolhimento das matrículas nos ... -
From academic doctorates to professional doctorates: Comparative analysis of experiences in Ibero-America
(FapUNIFESP (SciELO), 2024)Professional Doctorates (PD) as a model of doctoral training, parallel to and independent from the traditional Academic Doctorates, began to expand throughout the 1990s in countries of the Anglo-Saxon world, echoing timidly ... -
Os Rankings Acadêmicos: implicações na governança universitária das universidades católicas brasileiras
(FapUNIFESP (SciELO), 2022)O presente artigo tem como objetivo analisar as implicações dos rankings acadêmicos, como instrumentos de avaliação externa, na estrutura de governança das universidades católicas brasileiras. Para o desenvolvimento do ... -
Academic Rankings: implications for university governance of Brazilian Catholic universities
(FapUNIFESP (SciELO), 2022)O presente artigo tem como objetivo analisar as implicações dos rankings acadêmicos, como instrumentos de avaliação externa, na estrutura de governança das universidades católicas brasileiras. Para o desenvolvimento do ... -
Universidades estaduais paulistas e políticas de formação docente: confrontos e tensões no início da década de 2010
(Revista Brasileira de Politica e Administracao da Educacao - RBPAE, 2021)Aborda-se o confronto entre o governo do Estado de São Paulo e as três universidades paulistas, em torno da formação de professores, em nível superior, em decorrência da deliberação n° 111/2012, que as obrigou a adotarem, ... -
Os doutorados profissionais em Educação física no contexto das universidades de classe mundial
(Universidade de São Paulo. Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais, 2022)No Brasil, seguindo tendência do mundo anglo-saxão, os doutorados profissionais começaram a ser implementados após marco legal de 2017, desafiando os diversos programas de pós-graduação do país. O objetivo deste estudo foi ... -
Rankings universitários internacionais nos instrumentos de gestão das universidades brasileiras ranqueadas
(USCS Universidade Municipal de Sao Caetano do Sul, 2023)Objetiva investigar se e como as Instituições de Ensino Superior brasileiras ranqueadas na edição 2020/2021 do Ranking de Shanghai, Leiden, QS e THE mencionam rankings em seus Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI). ... -
Proposta de um instrumento de avaliação da extensão: estudo de caso em uma instituição pública federal brasileira de educação profissional e tecnológica
(Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 2023)Este artigo teve como base teórica estudos sobre educação profissional e tecnológica, extensão no contexto da educação superior brasileira e avaliação da extensão. O objetivo é propor um modelo de instrumento de avaliação ... -
Doutorados profissionais em biotecnologia: mapeamento e tendências em universidades de classe mundial contextualizadas nos rankings acadêmicos internacionais
(Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), 2024)Considerando o recente funcionamento dos primeiros doutorados profissionais em Biotecnologia (DPB) no Brasil, a partir de 2019, e ainda os esforços do governo brasileiro para impulsionar as áreas prioritárias para o ... -
A avaliação dos projetos para a obtenção de Bolsa de Produtividade em Pesquisa: a aderência às áreas de tecnologias prioritárias do CNPq à luz do pensamento de Robert Merton
(FapUNIFESP (SciELO), 2024)Discute-se, à luz das contribuições teóricas de Robert Merton, pai da sociologia da ciência, a influência extrínseca à pesquisa científica na área de Educação, especificamente a exigência de aderência dos projetos de ... -
Rankings acadêmicos na educação superior brasileira
(Pontificia Universidade Catolica do Parana - PUCPR, 2024)Estudos demonstram que os rankings acadêmicos vêm se constituindo, no Brasil, como emergente campo de estudo, de caráter multidisciplinar, por meio de uma embrionária literatura científica em expansão, produzida por ... -
A liberdade religiosa na Declaração Dignitatis humanae: elementos para uma nova teologia das religiões e para uma inserção da religião no espaço público
(ATUALIDADE TEOLร GICA, 2016)Objetiva-se apresentar o processo de gênese e desenvolvimento do tema da liberdade religiosa defi nido na Declaração Dignitatis humanae. Esse tema não surge metodologicamente previsto pelos esquemas no Concílio Vaticano ... -
O tempo escatológico à luz do método transcendental
(Revista de Cultura Teolรณgica. ISSN (impresso) 0104-0529 (eletrรดnico) 2317-4307, 2016)Considerando que a virada antropológica na teologia fundamental contemporânea, proporcionada por Karl Rahner (1904-1984) trouxe à tona a concepção de que a revelação cristã é o encontro entre Deus e os seres humanos, que ...
