Produção acadêmica e científica: Recent submissions
Now showing items 1281-1300 of 4081
-
O incremento Cristológico do Logos Protreptikós na formulação Praeparatio Evangelica no Concílio Vaticano II
(Revista de Cultura Teolรณgica, 2023)O presente artigo apresenta a relevância da utilização das referências patrísticas, durante o Concílio Vaticano II, para uma concepção doutrinária positiva sobre as religiões. O que oferece, ainda, contribuições para o ... -
O significado teológico das religiões como "mediações participadas" da mediação salvífica de Cristo: elementos para uma teologia das religiões
(Reflexรฃo, 2022)O que significa afirmar que as religiões são “mediações participadas” da Mediação de Cristo na Carta Encíclica Redemptoris Missio n. 5? É possível ultrapassar a concepção de que religiões são um estágio anterior e meramente ... -
Questões sobre liberdade religiosa a partir da declaração conciliar Dignitatis humanae
(PARALELLUS Revista de Estudos de Religiรฃo - UNICAP, 2018)Ao estabelecer o tema da liberdade religiosa, o Concílio Vaticano II possibilita o erigir de uma nova e positiva consciência do fenômeno do pluralismo religioso como questão teológica. A permanência da religião na ... -
Tensões em torno da liberdade religiosa
(Reflexรฃo, 2023)O artigo apresenta como as diversas concepções sobre o tema da liberdade religiosa contribuíram no processo de desenvolvimento da Declaração Dignitatis Humanae do Concílio Vaticano II. As tensões em torno do modo de ... -
A valorização da vida e a construção da paz na diplomacia do Papa Francisco frente ao confronto Rússia-Ucrânia
(Cadernos de Fรฉ e Cultura, 2022)O presente artigo pretende discorrer acerca do papel diplomático do Papa Francisco não apenas como líder religioso-católico, mas como um líder que se atenta quanto às questões globais emergentes falando a ... -
O cristocentrismo pneumatológico inerente à formulação “mediações participadas” referente às religiões: seu significado teológico e contributo à teologia das religiões
(Perspectiva Teolรณgica, 2024)A perspectiva pneumatológica aplicada à cristologia, que reflete sobre o significado das religiões em uma história da salvação cujo único mediador é Jesus Cristo, favorece o reconhecimento, em teologia e pelo Magistério ... -
Por uma "teologia em saída". A contribuição dos estudos sclesiásticos para uma mudança epistêmica na teologia
(Revista de Cultura Teolรณgica, 2024)A renovação eclesial desejada pelo Papa Francisco, para uma Igreja em saída e eminentemente missionária, requer a renovação dos estudos eclesiásticos e, portanto do próprio método teológico. Este artigo aborda, justamente, ... -
Níveis de raciocínio demonstrados por alunos em tarefas de multiplicação: uma experiência no ensino fundamental
(Universidade Federal de Grande Dourados, 2018)O presente trabalho aborda a implementação de uma tarefa de multiplicação com alunos de terceiro ano do ensino fundamental. Durante a tarefa foi analisado o raciocínio dos alunos, considerando uma maior ou menor evidência ... -
O trabalho com espaço e forma na educação infantil: Experiências em colaboração
(Revista Eletrรดnica de Educaรงรฃo, 2016)Este relato apresenta a experiência de um trabalho com o quebra-cabeça “Meli-Melô” em duas turmas de educação infantil em Unidades Educacionais do interior de São Paulo, Bra-sil. A partir das atividades, trabalhamos ... -
Reverberações de aprendizagens sobre medidas na prática de professores que ensinam matemática
(Cadernos de Pesquisa, 2018)Este artigo apresenta uma investigação a respeito de práticas pedagógicas desenvolvidas, por professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em formação continuada, num grupo de estudos com ... -
A avaliação institucional como contexto e prática de planejamento: a experiência de uma rede municipal
(Horizontes, 2019)O texto trata de uma implementação da avaliação institucional como processo e instrumento de gestão e planejamento de uma rede municipal de ensino, por meio de formação de profissionais da educação, ao longo de 7 anos. ... -
Potencialidades de uma tarefa para promover o conhecimento especializado do professor no tópico frações
(ACERVO - Boletim do Centro de Documentaรงรฃo do GHEMAT-SP, 2021)O tópico das frações é um daqueles em que a pesquisa mostra que tanto alunos como professores revelam dificuldades, o que indica a necessidade de foco e discussão aprofundada a respeito das especificidades do conhecimento ... -
Afetamentos de uma Formação Continuada em Grupo Colaborativo com Professores da Infância
(INTERFACES DA EDUCAร ร O, 2023)Este artigo traz análises referentes ao trabalho colaborativo desenvolvido em um grupo de investigação constituído de professores, sobre questões relacionadas ao ensino de matemática. O recorte apresentado enfoca as reuniões ... -
Tarefa para a formação para desenvolver o conhecimento especializado em classificação na educação infantil
(Revista Aretรฉ | Revista Amazรดnica de Ensino de Ciรชncias, 2023)Assumindo que a prática do professor é especializada e demanda um conhecimento matemático e pedagógico especializado, entende-se que a formação professores, inicial e contínua, necessita contribuir para desenvolver o ... -
Conhecimento especializado de professoras de Educação Infantil no âmbito da classificação em matemática em um contexto de formação continuada
(Revista Chilena de Educaciรณn Matemรกtica, 2021)Este artigo forma parte de uma pesquisa que se associa ao objetivo de aceder e compreender o conhecimento especializado revelado por professoras de Educação Infantil sobre classificação de figuras geométricas. Esse ... -
La formación inicial del profesorado y las demandas contemporáneas
(Revista de la Escuela de Ciencias de la Educaciรณn, 2023)Este artículo examina cómo estudiantes que asisten a cursos de pregrado en Física, Química y Ciencias Biológicas en una institución pública de educación superior en Brasil entienden la integración de las Tecnologías Digitales ... -
Avaliando Conhecimento em DST de Graduandos em Medicina segundo a Taxonomia de Bloom
(educa.fcc.org.br, 2014)Durante a graduação e o ingresso na especialidade, as avaliações cognitivas são amplamente aplicadas e utilizadas para analisar o aprendizado. Entretanto, nem sempre o instrumento empregado é compatível e suficiente para ... -
O paradigma dualista da hanseníase controle ou eliminação: o período crítico de 2000 a 2005
(periodicos.saude.sp.gov.br, 2011)INTRODUÇÃO: Uma das realidades atuais da hanseníase a nível do coletivo consiste na ação simultânea de órgãos oficiais e organizações não governamentais seguindo eventualmente estratégias diferenciadas. A presente comunicação ... -
Leprosy control: perspectives &epidemiological and operational aspects
(SciELO Brasil, 2010)OBJECTIVES: As a starting point, a vast variety of 200 technical papers and documents published during the ten years 1999-2008, from Brazilian and international organizations dedicated to the control of leprosy, was taken. ... -
Características do processo de diagnóstico de hanseníase no atendimento primário e secundário
(pesquisa.bvsalud.org, 2014)Contexto e objetivo: A hanseníase caracteriza-se por ter diagnóstico eminentemente clínico, principalmente através da constatação de hipo ou anestesia das lesões, ou seja, sem necessariamente o uso de exames adicionais, ...
