Produção acadêmica e científica: Recent submissions
Now showing items 1801-1820 of 2352
-
O Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) – São Paulo: trajetória, metodologias e resultados no curso técnico de nível médio em mecânica
(PUC-Campinas, 2018-12-17)A presente dissertação se insere no campo dos estudos produzidos sobre sistemas de avaliação educacional em larga escala, especificamente sobre a avaliação da educação profissional técnica de nível médio. O problema norteador ... -
Discursos eugênicos na educação brasileira à luz da arqueologia do saber de Michel Foucault
(PUC-Campinas, 2020-02-14)Os discursos eugênicos afetaram muitas nações no século XX. No Brasil, podemos destacar a notável contribuição de Renato Ferraz Kehl e Octávio Domingues, como relevantes produtores de manuais educacionais voltados para os ... -
Promoção de habilidades de escrita e da autorregulação da aprendizagem com utilização de elementos de gamificação
(PUC-Campinas, 2021-02-19)O tema desta dissertação de pesquisa educacional centra-se nos estudos sobre autorregulação da aprendizagem e desenvolvimento da escrita. A autorregulação da aprendizagem tem assumido papel de destaque no campo educacional ... -
Representações sociais de professores diante das novas configurações familiares: a importância de discutir diversidade na educação básica
(PUC-Campinas, 2020-02-28)Esta pesquisa trata de representações sociais de professores da educação básica dando ênfase à diversidade de configurações familiares em nossa sociedade. Estabelece-se como problema norteador desta investigação a seguinte ... -
Participação dos alunos com deficiência no SARESP: um estudo da arte
(PUC-Campinas, 2020-12-18)A trajetória da educação no Brasil evidencia um percurso de exclusão para as pessoas com deficiência. As modificações em relação ao que se entendia por inclusão vão de encontro ao conceito de pessoa e de cidadão de cada ... -
O contributo da arte para a construção da qualidade do ensino fundamental 1: uma perspectiva freinetiana
(PUC-Campinas, 2021-02-23)A arte nos anos iniciais do ensino fundamental apresenta relevância à medida que constitui contributo para o desenvolvimento integral da criança, sobretudo considerando-se os aspectos cognitivos e emocionais. Sua expressão ... -
Doutorados profissionais em educação física: tendências em universidades de classe mundial (UCM)
(PUC-Campinas, 2020-12-10)Essa dissertação traçou o perfil do doutorado profissional (DP) em Educação Física (EF) no Brasil e no contexto mundial, utilizando um dos principais rankings acadêmicos internacionais: Academic Ranking of World University ... -
Afetividade e permanência na educação de jovens e adultos – anos iniciais
(PUC-Campinas, 2021-02-24)A presente pesquisa tem como objeto de investigação a afetividade e as relações de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Baseia-se nos estudos de Henri Wallon, Lev Vigotski e Paulo Freire, assumindo ... -
Os direitos de aprendizagem em documentos curriculares relacionados à matemática referentes ao 1º ciclo do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2021-03-23)A pesquisa apresenta inicialmente uma Revisão Bibliográfica, a partir de Análise Documental, buscando ancoragem em produções que versam sobre três documentos curriculares nacionais de Educação, no trabalho com os primeiros ... -
Política e ensino médio: perspectivas de estudantes do município de Campinas
(PUC-Campinas, 2021-02-25)Este trabalho teve como objetivo geral compreender quais são as perspectivas de política de estudantes de Ensino Médio do município de Campinas. O objeto de investigação elegeu a política como vetor a ser analisado. Para ... -
Compreensões teórico-filosóficas de professores do ensino médio sobre a profissão
(PUC-Campinas, 2020-02-27)A presente pesquisa investigou as práticas pedagógicas de professores de uma escola de ensino médio de Campinas cotejando-as com as temáticas da formação e do trabalho docente. O objetivo da pesquisa foi analisar as ... -
Alteridade e reconhecimento acadêmico no atendimento educacional especializado no ensino superior
(PUC-Campinas, 2021-09-30)O estudo objetiva compreender o processo de formação acadêmica dos alunos que formam o Público-alvo da Educação Especial, operacionalizada no Atendimento Educacional Especializado do ensino superior. A questão norteadora ... -
Formação continuada de professores e a teoria histórico-cultural: diálogos (trans)formadores sustentados por mediações teóricas e reflexões sobre práticas pedagógicas
(PUC-Campinas, 2020-12-14)O presente trabalho é resultado de uma pesquisa sobre formação continuada de professores à luz da Teoria Histórico-Cultural, tomando a formação do pensamento conceitual e a constituição social da memória como pontos de ... -
Da Terra do Nunca ao País das Maravilhas: os clássicos da literatura infanto-juvenil e a linguagem oral e escrita
(PUC-Campinas, 2020-02-05)Esta tese é uma pesquisa participante do tipo intervenção e foi realizada com uma sala de aula de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior paulista. Durante todo o ano de 2017, foram realizadas ... -
Um estudo sobre as abordagens à aprendizagem em escolas de educação integral em tempo integral e parcial do município de Campinas
(PUC-Campinas, 2020-02-04)Essa pesquisa de doutorado, de caráter descritivo e correlacional teve como objetivo geral investigar e comparar como os alunos, que frequentam escolas com propostas de educação integral em tempo integral e em tempo parcial, ... -
Governança nas Universidades Católicas brasileiras em tempos de rankings acadêmicos
(PUC-Campinas, 2019-12-17)As Universidades Católicas, reconhecidas pela qualidade de seus cursos, gozam de reputação em termos de tradição na graduação e na pós-graduação, fato que aguçou a curiosidade para indagar: o tradicional prestigio acadêmico ... -
Inovação curricular e SINAES: os casos de dois cursos de engenharia
(PUC-Campinas, 2020-02-28)Este estudo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Campinas (PPGE/PUCCAMP), na linha de pesquisa “Políticas Públicas de Educação”, pôs em relevo e conexão três categorias: Sinaes, currículo e inovação ... -
Na contramão das imposições: em busca da (re)significação da função docente e do papel da escola de Educação Infantil
(PUC-Campinas, 2021-02-19)Esta pesquisa, foi desenvolvida na linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, tendo como foco compreender concepções sobre a função docente na Educação Infantil. A investigação estabeleceu-se a partir ... -
Ninguém solta a mão de ninguém! um olhar para práticas pedagógicas que valorizam a aprendizagem por domínios e as funções executivas em um contexto de alta vulnerabilidade social
(PUC-Campinas, 2021-02-26)Evidências científicas retratam que a vulnerabilidade social, motivada pela desigualdade e pela pobreza, pode afetar aspectos cognitivos, afetivos e psicomotores. Avanços da neurociência sugerem que os impactos ocasionados ... -
Entre cartas, fóruns e brincadeiras: vivências de crianças na travessia da educação infantil para o ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2020-02-27)Este estudo aborda o processo de transição da Educação Infantil (EI) para o Ensino Fundamental (EF), tendo como problema de pesquisa como a criança se relaciona afetivamente frente a uma dada situação social que tem potência ...