Produção acadêmica e científica: Recent submissions
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Rankings acadêmicos na educação superior: mapeamento da sua expansão no espaço ibero-americano
(Universidade Estadual de Maringa, 2015)Neste artigo explora-se o universo dos rankings acadêmicos para mapear a sua expansão no espaço ibero-americano, tendo como foco principal os rankings promovidos pelo setor privado, principalmente ... -
Avaliação em larga escala na Educação Básica: usos e tensões teórico-epistemológicas
(Revista Meta - Avaliacao, 2020)O ensaio apresenta reflexões teóricas sobre os usos e as apropriações das avaliações em larga escala a partir da produção científica brasileira sobre a temática em questão. Evidencia-se as tensões teóricas ... -
Rankings in brazilian higher education: an approach to public and private rankings
(Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas, 2014)This article provides a theoretical approach to public and private higher education academic rankings in Brazil aimed towards understanding their complexity and course of development. The paper supports that the changes ... -
Universidades mercantis: a institucionalização do mercado universitário em questão
(FapUNIFESP (SciELO), 2000)O sistema universitário brasileiro começou a vivenciar uma profunda transformação a partir de dois fatos concretos: a emergência de instituições que denominamos como universidades mercantis e a institucionalização do mercado ... -
Repensando o papel da universidade
(FapUNIFESP (SciELO), 2004) -
Os rankings na educação superior brasileira: políticas de governo ou de estado?
(FapUNIFESP (SciELO), 2011)O presente artigo, de cunho teórico, analisa o lugar dos rankings nas políticas de Educação Superior do Estado Brasileiro tendo como parâmetro quatro mandatos presidências, dois mandatos do governo Fernando Henrique Cardoso ... -
Ensino superior privado: expansão das cooperativas de mão de obra docente
(FapUNIFESP (SciELO), 2011)Este artigo aborda a terceirização de professores por meio de cooperativas de mão de obra no âmbito do ensino superior privado, fenômeno educacional que surgiu na metade da presente década, enquadrado como prática ilegal ... -
Responsabilidade social da educação superior: a metamorfose do discurso da UNESCO em foco
(FapUNIFESP (SciELO), 2011)Aborda-se o conceito de Responsabilidade Social da Educação Superior (RSES) à luz das Conferências Mundiais sobre a Educação Superior de 1998 e 2009, promovidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência ... -
Avaliação educacional: o estado do conhecimento da Revista Ensaio: Avaliação e políticas públicas em educação (1993-2008)
(FapUNIFESP (SciELO), 2011)Este artigo aborda o estado do conhecimento da produção científica na área de avaliação educacional veiculada pela Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, um dos principais periódicos disseminadores da ... -
Ensino de inglês na aviação brasileira: a emergência de um campo de conhecimento científico no Brasil (1990-2009)
(Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 2011)Neste artigo abordamos a avaliação do ensino de língua estrangeira, buscando traçar o cha-mado estado da questão do ensino de língua inglesa voltada para a aviação, com ênfase na segurança de voo. Após uma discussão teórica ... -
Formación y trabajo docente: nuevas exigencias profesionales en el mercado educacional
(Sistema de Bibliotecas PUCP, 2009)En este artículo se aborda la emergencia de un nuevo perfil de los profesores que actúan en la educación básica. Se discute la formación de profesores a la luz del análisis de estrategias de flexibilización de las condiciones ... -
A universidade mercantil e o caso da universidade pública: reflexões a partir da experiência chilena
(University Nove de Julho, 2008)Este artigo discute o colapso da universidade pública brasileira, como modelo universitário hegemônico. Tomando como referência o caso chileno, analisa hipoteticamente as conseqüências da diversificação das fontes de ... -
Terceirização na educação superior: o trabalho docente por meio de cooperativas de mão-de-obra
(University Nove de Julho, 2008)Este artigo se debruça na compreensão de um novo fenômeno na área da gestão das instituições de educação superior particulares, a terceiri-zação de professores por meio de cooperativas de mão-de-obra. Trata-se de uma ... -
Avaliação da aprendizagem na educação básica: as pesquisas do estado da arte em questão (1980-2007)
(Pontificia Universidade Catolica do Parana - PUCPR, 2013)Este artigo tem por objetivo identificar e analisar os estudos existentes sobre o estado da arte focados na área da avaliação da aprendizagem da Educação Básica, visando a compreender as principais contribuições e preocupações ... -
Terceirização do trabalho docente à luz da responsabilidade social da educação superior
(FapUNIFESP (SciELO), 2013)O artigo apresenta a discussão da compreensão da terceirização do trabalho docente no ensino superior privado, realizado por meio de cooperativas de mão de obra, à luz da responsabilidade social da educação superior. ... -
La evaluación educacional en el Brasil: de la transferencia cultural a la evaluación emancipadora
(Sistema de Bibliotecas PUCP, 2013)En este artículo se discute históricamente la trayectoria de la evaluación educacional en el escenario académico brasileño, abordando la influencia de la literatura norteamericana sobre la producción científica nacional, ... -
Avaliação na educação básica: a revista Estudos em Avaliação Educacional
(Fundacao Carlos Chagas, 2012)Estudos apontam que as revistas Estudos em Avaliação Educacional, editada pela Fundação Carlos Chagas, e Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, pela Fundação Cesgranrio, constituem, no Brasil, referências ... -
A educação superior em pauta: desafios em tempo de Sinaes
(University Nove de Julho, 2012)O presente artigo tem por objetivo analisar os desafios da educação superior brasileira, no que tange ao currículo e às atuais políticas públicas de avaliação, contextualizadas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação ... -
PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Formação de professores: debate e prática necessários a uma educação emancipada. Chapecó, SC: Argos, 2010
(Universidade Estadual de Campinas, 2012) -
Rankings na educação superior: as melhores faculdades do Brasil (1982-2000)
(Fundacao Carlos Chagas, 2014)Este artigo aborda o estudo do extinto ranking Melhores Faculdades, o primeiro no campo da educação superior brasileira, criado em 1981 e editado anualmente, por dezenove anos, pela revista masculina ...
