Produção acadêmica e científica: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 1321-1340 de 2351
-
Orientação profissional para profissões não universitárias: perspectiva da análise do comportamento
(PUC-Campinas, 2004-11-05)A escolha profissional é uma decisão muito importante e normalmente está vinculada à questão da inserção no ensino superior. Porém a realidade atual seja em termos do acesso ao ensino, seja por escolha própria, demonstra ... -
Acting Out em um grupo de adolescentes: um estudo psicanalítico
(PUC-Campinas, 2008-02-12)O presente estudo teve como finalidade compreender psicanaliticamente as atuações de um grupo de adolescentes. O objetivo foi verificar se a técnica de grupo de diagnóstico aplicado em adolescentes é eficaz para ... -
Interdisciplinaridade entre fonoaudiologia e psicologia
(PUC-Campinas, 2001-08-21)Este estudo caracteriza a clientela de uma clínica particular de Fonoaudiologia e Psicologia, do interior de São Paulo, por meio da análise de 288 prontuários de clientes atendidos em 1998. Analisa sexo, idade, posição na ... -
Escala de inteligência Wechsler para crianças e bateria de habilidades cognitivas Woodcock Johnson-III: comparação de instrumentos
(PUC-Campinas, 2007-12-14)O estudo da avaliação intelectual tem apresentado grande diversidade através dos tempos. Atualmente, a teoria reconhecida como sendo a mais ampla para explicar o funcionamento mental é a C-H-C (Cattell-Horn-Carroll) . ... -
Prevenção da AIDS na escola: representações sociais de professores
(PUC-Campinas, 1998-06-19)O objetivo deste estudo foi explorar as Representações Sociais de professores sobre o HIV/AIDS e Programas de Prevenção da AIDS na Escola. Foram sujeitos 54 professores de Escolas Técnicas de 2º Grau do Estado de São Paulo. ... -
Em tempo de globalização: a representação social de emprego, trabalho e profissão em adolescentes
(PUC-Campinas, 2003-02-26)Este trabalho dedicou-se a explorar as representações sociais de Emprego, Trabalho e Profissão que estudantes do ensino médio tinham das categorias citadas. Utilizando-se um programa de orientação vocacional em abordagem ... -
Pais na creche: o que se ensina e o que se aprende
(PUC-Campinas, 2006-03-03)A família e a creche encerram institutos de notável importância no contexto de desenvolvimento infantil. Neste sentido, é de extrema relevância que haja sintonia entre as oportunidades por ambas oferecidas, para que a ... -
Constituição dos sentidos subjetivos em crianças pré-escolares
(PUC-Campinas, 2006-05-02)O objetivo do presente estudo foi identificar e entender como se constituem os sentidos subjetivos de crianças pré escolares. Nesta pesquisa embasou-se no conceito da Teoria da Subjetividade de González Rey, e enfocou ... -
Sujeitos frente ao hipertexto: um estudo exploratório de interações
(PUC-Campinas, 1997-06-24)O computador tem se introduzido na sociedade contemporânea em uma grande variedade de atividades, nas quais o homem com ele estabelece relações, quer sejam de trabalho que de lazer. Estas interações homem-máquina tem sido ... -
Crianças pré-escolares e prisão paterna: percepção de familiares
(PUC-Campinas, 2007-02-06)Considerando a diversidade e a adversidade dos contextos de desenvolvimento da criança, sobretudo de famílias excluídas sócio-economicamente, esta pesquisa procurou compreender o desenvolvimento de crianças em idade ... -
Experiências de um grupo de adolescentes com sobrepeso e obesidade: um estudo psicanalítico
(PUC-Campinas, 2006-02-08)O presente trabalho pretendeu apresentar uma experiência com um grupo de adolescentes com sobrepeso e obesos, bem como a análise dessa experiência, buscando: a verificação dos temas surgidos no grupo; o conhecimento do ... -
Interdisciplinaridade entre fonoaudiologia e psicologia
(PUC-Campinas, 2001-08-21)Este estudo caracteriza a clientela de uma clínica particular de Fonoaudiologia e Psicologia, do interior de São Paulo, por meio da análise de 288 prontuários de clientes atendidos em 1998. Analisa sexo, idade, posição na ... -
Psicólogo na escola: avaliação do projeto vôo da águia
(PUC-Campinas, 2005-12-15)Considerando que muito se tem pesquisado e discutido a respeito da intervenção preventiva do Psicólogo Escolar, este trabalho se propõe não apenas a elucidar algumas questões sobre a atuação deste profissional, mas, também, ... -
Alexitimia, ansiedade e depressão em portadores de glaucoma
(PUC-Campinas, 2006-02-08)A presente pesquisa foi realizada para avaliar alexitimia, depressão e ansiedade em portadores de glaucoma sob atendimento ambulatorial e como estas variáveis encontram-se associadas. Avaliar também aspectos demográficos ... -
A investigação da criatividade nos jogos cênicos
(PUC-Campinas, 2005-11-08)Os jogos de teatro, neste estudo, visaram despertar e investigar os processos criativos e as expressões cênicas criativas e não-criativas. O termo criatividade deriva do latim, creare , que significa fazer algo novo e do ... -
Vivências de internação de adultos em hospital geral: repensando o cuidado
(PUC-Campinas, 2007-02-12)Este estudo teve a intenção de compreender fenomenologicamente as vivências de internação em uma enfermaria de adultos de um hospital geral. Esta compreensão teve a finalidade de trazer elementos para uma discussão sobre ... -
O dever do prazer segundo a experiência dos jovens: um estudo fenomenológico
(PUC-Campinas, 2006-02-14)Acredita-se haver atualmente, um imperativo social que emprega diversos padrões e regras na vivência da sexualidade, transformando o prazer num dever. O presente estudo teve como objetivo compreender a vivência do dever ... -
Nível de stress, fontes estressoras e estratégias de enfrentamento em mulheres
(PUC-Campinas, 2006-02-22)Este estudo objetivou avaliar e comparar mulheres casadas e mulheres solteiras quanto à incidência de stress, fontes estressoras e estratégias de enfrentamento usadas para lidar com a tensão. Correlacionaram-se sintomas, ... -
Atenção psicológica à criança em um serviço universitário: um estudo sobre o projeto ciranda
(PUC-Campinas, 2009-01-27)Esta pesquisa objetiva analisar o projeto Ciranda, desenvolvido em um Serviço Universitário de Psicologia, como uma modalidade diferenciada de atenção psicológica, sob a perspectiva da Abordagem Centrada na Pessoa desenvolvida ... -
Estratégias da biblioterapia de desenvolvimento aplicadas na orientação de problemas de disciplina
(PUC-Campinas, 2006-04-12)Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o Programa de Desenvolvimento de Habilidades Sociais, estruturado para orientar alunos com problemas disciplinares. Seguindo o modelo proposto pela Biblioterapia do Desenvolvimento ...