Browsing Dissertações by Author "Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)"
Now showing items 1-20 of 27
-
Adesão ao tratamento psiquiátrico: elaboração de estudos psicométricos iniciais de um protocolo de avaliação
Oliveira, Mariane Gama (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-01-27)As dificuldades relacionadas à adesão aos tratamentos psiquiátricos têm se mostrado um problema de saúde pública, gerando altos custos em tratamentos e exacerbação de sintomas mentais graves. Diante da lacuna relacionada ... -
Animes e mangás mobilizando afetos e imaginação na escola
Carvalho, Rebecca Moura de Almeida Ferreira (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-06)A presente pesquisa teve o objetivo de analisar a potência dos animes e mangás na mobilização de afetos e da imaginação de adolescentes. Como aporte teórico metodológico, adotou-se a psicologia histórico-cultural, em ... -
Autocuidado de adolescentes na pandemia da COVID-19
Costa, Adelita Cabrera (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-06)A adolescência é um período do desenvolvimento em que são valorizadas, sobremaneira, as relações sociais e de amizade. Nessa fase, há um maior investimento subjetivo no grupo de pares que assume protagonismo no processo ... -
Autoeficácia entre psicólogos brasileiros: um estudo psicométrico
Preuhs, Suzanna Araújo (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-01-26)A autoeficácia é a crença que o indivíduo possui a respeito da sua capacidade de realizar atividades e que irá conseguir atingir os resultados esperados. A autoeficácia está diretamente ligada com a capacidade de motivação ... -
Avaliação das propriedades psicométricas do Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT) entre universitários
Pereira, Felipe Anselmo (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-01-24)O uso de álcool é um grave problema de saúde pública em muitos países. Segundo a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 4 milhões de mortes prematuras estão associadas ao consumo excessivo álcool principalmente ... -
Avaliação Socioemocional de Crianças com Altas Habilidades/Superdotação
Negreiros, Júlia Reis (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-15)As Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) são envolvidas por características cognitivas e não cognitivas (socioemocionais). Entretanto, ainda existe uma ênfase de estudos sobre o potencial intelectual e criativo destes ... -
Concepções de adolescência: um estudo sobre adolescentes de diferentes tipos de escolas
Porto, Annelise Klettenberg (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-22)A concepção da adolescência é um constructo social que se instalou como um ritual de transição da infância para a vida adulta, o qual pode desencadear comportamentos de risco no adolescente. Por outro lado, a adolescência ... -
Concepções de professoras da escola pública sobre projeto de vida: um estudo exploratório
Silva, Carlos Henrique Ferreira da (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-24)O projeto de vida é compreendido como um conjunto de metas, estabelecidas pelo sujeito, que serão desenvolvidas no decorrer de sua vida e lhe concedem sentido à vida. Estudos internacionais têm se dedicado a investigar ... -
Concepções de psicólogas(os) recém-formadas(os) sobre a influência da pandemia da COVID-19 em seus projetos de vida
Francisco-Ritoni, Caroline de Fátima (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-15)Projeto de vida é compreendido como um conjunto de metas definidas pelo sujeito que seja significativo para o eu e para além do eu. Evidências indicam que a conquista de um espaço profissional vai além do diploma da ... -
Concepções e expectativas de pais em relação ao projeto de vida de seus filhos na transição da adolescência para a vida adulta
Zambrano, Pedro Dante Mendonça (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-11)Os pais têm assumido cada vez mais responsabilidades no apoio à trajetória profissional de seus filhos e, nesse sentido, tornam-se protagonistas num processo em que a qualidade do percurso educacional e profissional ... -
Estratégias criativas de professores na pandemia da Covid-19
Scarparo, Maria Julia Bernardes (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-14)A pandemia da COVID-19 impactou em diversas mudanças sociais, econômicas e psicológicas na sociedade, tornando-se uma situação de urgência, exigindo adaptação ao ensino a distância. Vários profissionais da educação se ... -
A experiência vivida de clientes em psicoterapia na abordagem centrada na pessoa: um estudo fenomenológico
Moura, Tiago Bastos de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-16)A atenção clínica sob responsabilidade dos psicólogos tem se mostrado necessária e urgente na atualidade, permeada por tantos sofrimentos e incertezas em decorrência dos impactos psicológicos desencadeados pela pandemia ... -
O fechamento das escolas e seus efeitos na aprendizagem dos alunos: o que dizem professoras do 6º ano do ensino fundamental
Jacinto, Natália Domingues (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-28)Este estudo foi desenvolvido nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural e está vinculado ao grupo Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas (PROSPED) do Programa de ... -
Imaginação na adolescência: refletindo sobre a produção em pesquisas e suas contribuições à compreensão do desenvolvimento
Andrade, Thiago Girardi de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-01-28)Esta pesquisa vincula-se aos estudos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa “Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas – PROSPED” do Programa de Pós – Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Pontifícia ... -
Impactos Positivos e Negativos da pandemia da COVID-19 em um grupo de adolescentes
Carvalho, Julia Maria Terossi (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-13)Impactos psicossociais associados à pandemia da COVID-19 foram amplamente discutidos especialmente em relação aos adolescentes, que estão passando por diversas transformações durante essa fase do desenvolvimento. Tendo ... -
Instrumentalidade em psicologia: aproximações com sua práxis na realidade brasileira
Perez, Mariana Gentili (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-11-07)O objetivo principal desta pesquisa é caracterizar o conceito presente de instrumentalidade em documentos institucionais selecionados da psicologia como orientador de uma prática profissional na realidade brasileira. ... -
Narrativas de mães e filhos: vivências familiares na pandemia de Covid-19
Lucas, Raquel Alves (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-15)Considerando que situações de crises são intrínsecas à existência humana e podem afetar direta ou indiretamente sociedades e indivíduos, supomos que cada núcleo familiar encontra seu modo particular de lidar com os ... -
A pessoa com deficiência intelectual e o trabalho: um estudo sobre vivências de pais
Tedeschi, Eduardo Henrique (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-17)Nas últimas décadas o tema da inclusão de pessoas com deficiência intelectual vem ganhando destaque devido ao advento de metodologias sociais como o Emprego Apoiado e, por isso, novas demandas com relação a serviços ... -
Processos de estresse-coping e saúde mental positiva na pandemia de covid-19: um estudo longitudinal com adultos.
Vicentini, Eliana Cristina Chiminazzo (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-12)A pandemia de COVID-19 impactou a saúde mental das pessoas, tanto pelas ameaças à saúde e à vida, quanto pelos riscos que representou à satisfação das necessidades psicológicas básicas (NPB) de competência, autonomia e ... -
Psicologia e Desenvolvimento Integral: Repensando a Avaliação Escolar na Perspectiva de Estudantes
Sousa, Larissa Castelhão de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-14)A psicologia, historicamente, entrou na escola com a função de “ajustar” estudantes que divergiam do que seria um perfil padrão. A partir da perspectiva crítica, a atuação dos profissionais de psicologia passa a ser ...