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dc.contributor.advisorArdinghi, Maria Beatriz
dc.contributor.authorAmaral, João Pedro Saito do
dc.contributor.authorMenezes, João Vitor Ruy Gomes de
dc.date.accessioned2022-10-31T14:00:42Z
dc.date.available2022-10-31T14:00:42Z
dc.date.issued2021-11-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16670
dc.description.abstractEste projeto apresenta a proposta de uma ferramenta digital gamificada cujo objetivo é conscientizar e ensinar designers sobre o Design Inclusivo. Pesquisas bibliográficas e de campo apontam que o tema de Design Inclusivo sofre por conta da falta de atenção dada ao assunto por parte das instituições de ensino superior, além do desinteresse dos estudantes. Atualmente o tema “Inclusão” tem ficado cada vez mais em evidência, gerando uma necessidade ainda maior de expor as diferentes dificuldades enfrentadas por PCDs (Pessoas com Deficiência) desde o acesso físico a edificações, objetos e transportes, até ao preconceito enfrentado. Com base nas pesquisas realizadas, propõe-se como ação projetual, utilizando-se o método Design Thinking, uma plataforma digital para designers e estudantes de design, intitulada “in.clusion”. Composta por duas partes, a plataforma ensina e auxilia usuários sobre a teoria e prática do design inclusivo. A primeira parte traz conteúdos teóricos para o aprendizado do usuário, por meio de informações sobre normas e diretrizes vi gentes e acessibilidade em geral. A segunda parte apresenta jogos digitais com características únicas para que os usuários apliquem os conceitos aprendidos.pt_BR
dc.description.abstractThis project presents a proposal for a gamified digital tool whose objective is to raise awareness and teach designers about Inclusive Design. Bibliographic and field research indicates that the theme of Inclusive Design suffers from the lack of atten tion given to the subject by University education, in addition to the students’ lack of interest. Currently, the theme “Inclusion” has become increasingly in evidence, generating an even greater need to expose the different difficulties faced by PWDs (People with Disabilities) from physical access to buildings, objects and transport, to the prejudice faced. Based on the research carried out, it is proposed as a projectual action, using the Design Thinking method, a digital platform for designers and design students, entitled “in.clusion”. Composed of two parts, the platform teaches and helps users about the theory and practice of inclusive design. The first part brings theoretical content for user learning, through information on current standards and guidelines and accessibility in general. The second part presents digital games with unique characteristics for users to apply the learned concepts.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDesign inclusivopt_BR
dc.subjectConcientizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizadopt_BR
dc.subjectDesign Digitalpt_BR
dc.subjectInclusive Designpt_BR
dc.subjectAwarenesspt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectDigital Designpt_BR
dc.titleIn.clusion: ensino e aprendizado sobre acessibilidade para estudantes de designpt_BR
dc.title.alternativein.clusion: teaching and learning about accessibility for design studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattesNApt_BR
dc.identifier.lattesNApt_BR
puc.advisorLattes3925234403667800pt_BR
puc.centerCentro de Linguagem e Comunicação (CLC)pt_BR
puc.graduateProgramNão se aplicapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramDesign Digitalpt_BR


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