Midiatização de si: a construção de identidades empresariais em canais do YouTube
Author
Barbosa, Sílvia Perez de Freitas
Advisor
Amarante, Maria de Fátima SilvaDate
13/12/2019Content Type
DissertaçãoAccess rights
Acesso AbertoMetadata
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A tecnologia aliada à comunicação proporcionou um avanço acentuado no setor da mídia, que possibilitou às pessoas comuns terem seu próprio espaço de divulgação sem depender das grandes indústrias, o que pode ser considerado como uma revolução da internet. Esse fenômeno que acontece na arena da pós-modernidade garantiu aos sujeitos a capacidade de performar diante do público e com alcance global, o que provocou mudanças no campo cultural da sociedade, com a criação de novas formas de atividade remunerada. Diante desse cenário, essa pesquisa busca compreender um pouco mais sobre as características da produção de conteúdo digital e o processo de midiatização dos sujeitos, em especial na rede social Youtube e seus reflexos na área do trabalho, com foco na criação de identidades empresariais que fazem a gestão do eu enquanto marca. A base para o entendimento dessas questões foi buscada em uma abordagem interdisciplinar apoiada na análise textual discursiva, a partir de referências como Bauman, Foucault, Castells, Hjarvard, Debord e Sibilia. Technology coupled with communication has provided a breakthrough in the media sector, which has given ordinary people the possibility to have their own outreach space without relying on big industries, what can be considered an internet revolution. This phenomenon that happens in the postmodernity arena guaranteed to subjects the ability to perform in front of the public with global reach, which caused changes in the cultural field of society, with the creation of new forms of paid activity. Given this scenario, this research seeks to understand a little more about the characteristics of digital content production and the mediatization process of the subjects, especially in the social media Youtube and their outcomes in the marketplace area, focusing on the creation of business identities that manage the self as a brand. The grounds for understanding these issues were that of an interdisciplinary approach based on discursive textual analysis and conceptual references taken from authors such as Bauman, Foucault, Castells, Hjarvard, Debord and Sibilia.
Keywords
Redes SociaisMidiatização
Identidades Empresariais
Social Media
Mediatization
Self-Branding