O Portfólio como instrumento de avaliação no ensino de graduação em artes visuais
Abrir arquivo
Título alternativo
The portfolio as a tool for assessment in teaching degree in Visual ArtsAutor
Zanellato, José Roberto
Orientador
Castanho, Maria Eugênia de Lima e MontesData de publicação
11/02/2008Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O estudo sobre o objeto "portfólio", tem como meta principal sua análise como instrumento de avaliação, indicado quando principalmente temos como referenciais de estudo o "artístico" e o "pedagógico". A pesquisa mostra, através de fundamentação teórica, ao avaliador que atua como docente no ensino de artes visuais, a importância de conhecer um instrumento de reflexão e avaliação eficaz, ético e direcionado ao processo de formação, com uma política que possibilita um ensino-aprendizagem participativo e coletivo. A pesquisa é específica sobre a diversidade teórica que aborda o "portfólio" como uma modalidade de reflexão e avaliação, sendo itens de análise: promoção de uma nova perspectiva de aprendizagem; processo promissor e eficiente de reflexão e avaliação; incorporação analítica do desenvolvimento da aprendizagem; requisição de auto-avaliação; encorajamento à seleção e à reflexão do aluno sobre o trabalho; e como um instrumento metodológico facilitador e mais democrático dos processos de ensino e aprendizagem, praticados hoje nos cursos de graduação em artes visuais. A pesquisa apresenta um modelo de "Portfólio Avaliativo", que possibilita alcançar uma perspectiva múltipla de eficácia do ensino de artes visuais, superando assim os modelos tradicionais de avaliação. The study on the subject "portfolio", has as its main goal analysis as a tool of evaluation, especially when we have indicated as benchmarks to study the "artistic" and "teaching". The survey shows through theoretical foundation, the evaluator who works as a teacher in the teaching of visual arts, the importance of knowing a tool for reflection and assessment effective, ethical and directed the process of formation, with a policy that allows a teaching-learning participatory and collective. The research is specific on the theoretical diversity that addresses the "portfolio" as a mode of reflection and evaluation, and analysis of items: promotion of a new perspective of learning; promising and efficient process of reflection and evaluation; incorporation analytical development of learning ; requisition of selfevaluation; encouragement to the selection and the reflection of the student on the job; and as a methodological tool facilitator and most democratic of procedures for the teaching and learning, practiced today in graduate courses in visual arts. The study presents a model of "Portfolio Avaliativo", which allows multiple achieve a perspective of efficiency of the teaching of visual arts, thus exceeding the traditional models of evaluation.
Palavras-chave
PortfólioArtes visuais
Avaliação
Livro de artista
Portfolio
Visual arts
Evaluation
Book of artist