O curso de pedagogia e o processo de construção da identidade do pedagogo
View/ Open
Alternative Title
The course of Pedagogy and the process of construction the identity of the teacherAuthor
Advisor
Azevedo, Heloisa Helena Oliveira deDate
24/02/2010Content Type
DissertaçãoAccess rights
Acesso AbertoMetadata
Show full item recordAbstract
Esta pesquisa aborda o processo de construção da identidade do pedagogo, cujo problema de investigação situa-se em conhecer qual a representação social que os futuros pedagogos têm da profissão e como sua identidade profissional tem sido construída a partir da formação oferecida nos cursos de Pedagogia. Nossa metodologia é pautada em uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando como técnicas de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a aplicação de questionário, tendo sempre em vista o contexto formativo da formação inicial deste profissional, na busca por compreender criticamente a representação social dos futuros pedagogos no que se refere à construção de sua identidade. A pesquisa tem como fundamento os estudos de teóricos, tais como: Arroyo (2009); Saviani (2008); Moscovici (2007); Freitas (2002); Nóvoa (1992), dentre outros. O estudo tem como sujeitos alunos ingressantes e concluintes que se encontram envolvidos nos processos de formação inicial do curso de Pedagogia de uma Universidade Estadual Publica no Estado de São Paulo. Na análise dos dados construímos três categorias: concepção de educação; concepção de pedagogo e o preparo para a profissão; articulação teórico-prática. Discutindo os resultados obtidos na pesquisa realizada, observamos que as falas dos sujeitos revelam as próprias contradições históricas do curso de Pedagogia no que se refere à reconstrução da representação social que os futuros pedagogos têm de si e da profissão, percebe-se ainda que a formação inicial promoveu reflexões importantes sobre o processo de construção desta identidade.
This research addresses the process of construction of identity of the teacher, the research problem lies in knowing what is the social representation that future teachers have of their profession and how their professional identity has been built from the training courses offered in Courses of Pedagogy. Our methodology is based on a qualitative approach of research, using techniques such as data collection on semi-structured interviews and questionnaires, while considering the context of initial training of those professionals seeking to understand critically the social representation of future teachers with regard to the construction of their identity. The research is based on theoretical studies, such as: Arroyo (2009); Saviani (2008), Moscovici (2007), Freitas (2002); Nóvoa (1992), among others. The study's subjects students entering and graduating are involved in the process of initial formation of the pedagogy course of a State University in the State of Sao Paulo. In analyzing the data built three categories: conception of education, conception of educator and preparation for the profession, theoretical-practical articulation. Discussing the results obtained in this study, we observed that the speech of subjects reveals the historical contradictions of Pedagogy Course with regard to reconstruction to the social representation that future teachers have of themselves and their profession, it is observed even if the initial formation promoved importants reflections on the process of construction of identity.
Keywords
PedagogiaFormação profissional
Representação social
Pedagogy
Formation professional
Social representation