dc.contributor.advisor | Machado, Vera Lúcia de Carvalho | |
dc.contributor.author | Almeida, Maria Aparecida de | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T18:12:51Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T18:12:51Z | |
dc.date.issued | 2009-02-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15362 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é o de analisar o Programa Universidade para Todos ProUni -, segundo a ótica dos bolsistas de uma Instituição privada de Ensino Superior do interior do Estado de São Paulo, do ponto de vista político, econômico, pedagógico e social, buscando verificar o modo como esse bolsista vê o ProUni: um programa de inclusão social que democratiza ou que privatiza o ensino superior brasileiro? Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, a qual se fundamenta em levantamento bibliográfico sobre o tema, na pesquisa documental e na aplicação de um questionário junto aos bolsistas do ProUni. Conclui-se, com este estudo, que a maioria dos bolsistas vêem o ProUni como um programa político que democratiza o ensino superior. Há, no entanto, uma boa parte desses alunos que discordam, acreditando que o programa não democratiza o acesso a esse nível de ensino, já que não universaliza tal direito a todos os jovens que querem continuar seus estudos. | |
dc.description.abstract | The aim of this research is to analyze the program University for all ProUni, according to the point of view of scholar students that benefit from the program in a private university, located in Sao Paulo state interior. We gathered their opinions from political, economical, pedagogical and social points of view. The main question is: Does the scholar's see ProUni as a social inclusion program which democratizes or as a social program which privatizes the superior education in Brazil? This study is of descriptive nature and has qualitative orientation. The methodology used is a combination of bibliographical research with the documental researches and also the application of questionnaires to the ProUni scholar students. The study showed that the majority of the students see ProUni I as a political program that democratizes access to the superior education. However, a great part of the students disagree with this view; they believe that PROUNI does not democratize the access to superior education, as well as it does not universalize this right to all the students willing to continue their studies. | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | PROUNI | |
dc.subject | ensino superior | |
dc.subject | políticas públicas | |
dc.subject | PROUNI | |
dc.subject | superior education | |
dc.subject | public politics | |
dc.title | Universidade para todos: o PROUNI na visão dos bolsistas de uma instituição de ensino superior | |
dc.title.alternative | ProUni in the point of view of scholar students that benefit from the program in a private university | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
puc.advisorLattes | 9375761445315596 | |
puc.referee | Sanfelice, Jose Luis | |
puc.referee | Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes | |
puc.refereeLattes | 9517752669405129 | |
puc.refereeLattes | 3883562938853685 | |
puc.center | CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Educação | |