Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSordi, Mara Regina Lemes de
dc.contributor.authorKettle, Waggnoor Macieira
dc.date.accessioned2022-02-16T18:12:51Z
dc.date.available2022-02-16T18:12:51Z
dc.date.issued2004-12-06
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15364
dc.description.abstractEste estudo que se insere na linha de pesquisa Docência em Instituições de Ensino Superior busca realçar a importância do planejamento educacional para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem. O trabalho tem como objetivo conhecer as concepções de planejamento dos docentes de Contabilidade Básica/Introdutória atuantes em cursos de Ciências Contábeis da Região Metropolitana de Campinas, SP e vincular estas concepções às decisões que influenciam os componentes do plano de ensino. Através da análise das falas captadas por meio de entrevistas pretende-se ainda conhecer o perfil dos docentes, dos discentes e da disciplina. A escolha desse enfoque justifica-se, inicialmente, pela importância da qualidade na educação contábil, bem como pela relevância do ensino da Contabilidade Básica/Introdutória para a formação dos futuros contadores. São encontrados como resultados dessa investigação a necessidade da interação entre os docentes no sentido de fazer do planejamento individual, algo compartilhado e provedor de soluções, não apenas para o professor da disciplina, mas para o contexto do curso à luz do projeto pedagógico instituído. Finalizando, a pesquisa se propõe a contribuir com todos que se envolvem, direta ou indiretamente, com o planejamento do ensino de uma forma geral, mas especialmente, com o planejamento da Contabilidade Básica/Introdutória, em cursos de Ciências Contábeis, ao apresentar sugestões a cada um dos grupos envolvidos no planejamento: instituições, diretores e coordenadores, professores e alunos. Ao promover uma reflexão sobre a idéia de planejamento a serviço de quê e de quem? objetiva-se recuperar o verdadeiro sentido do planejamento educacional rompendo com a marca burocrática que o tem caracterizado e oferecendo subsídios para que o planejamento possa ocupar seu papel promotor de qualidade do ensino.
dc.description.abstractThis study, related to the research area of University, Docency and Education Teaching , tries to emphasize the importance of the educational planning to the improvement of the teaching/learning process. The purpose of this work is to find out the planning conceptions of teachers of Basic/Introductory Accounting who teach in Accounting Programs in the metropolitan area of Campinas, São Paulo, and relate these conceptions to the decision making on the teaching plan components. By analysing the professors speech collected through interviews, it is intended to know teachers and students profile and the discipline. The choice of the topic was due first to the importance of the quality in accounting education, as well as to the relevance of the reaching of Basic/Introductory Accounting for the development of future accountants. The results of the investigation point out the need of interaction among teachers in order to make the individual planning something shared and solution provider, not only for the teacher of the discipline but also for the course context, in the light of the esablished project. In conclusion, the investigation intends to controbute to all those who are involved in the teaching planning, by and large, specifically to those involved in the Basic/Introductory Accounting planning in Accounting Programs of Studies, by making suggestions to each one of the groups involved in the planning: institutions, principals and coordinators; teachers and students. By promoting a reflection on the idea of planning to what and to whom , it is intended to recover the real meaning of the educational planning, breaking up the red tape which has distinguished it, and offering information in order for the planning to play its part in promoting the teaching quality.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectplanejamento
dc.subjectplano de ensino
dc.subjectensino superior
dc.subjectdocência
dc.subjectensino de contabilidade
dc.subjectplanning
dc.subjectteaching planning
dc.subjecthigher education
dc.subjectdocency
dc.subjectaccounting teaching
dc.titleO ensino da contabilidade básica : uma análise do plano de ensino em cursos de ciências contábeis da região metropolitana de Campinas, SP
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes6751631546964588
puc.advisorLattes6737123125852473
puc.refereeBenedicto, Gideon Carvalho de
puc.refereeBartolomei, Rogério
puc.refereeLattes1080019231954948
puc.refereeLattes8771109715574824
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples