A participação de funcionários na construção do projeto político-pedagógico de uma instituição de ensino superior: limites e possibilidades
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The participation of employees in the creation of a political-pedagogical project at a University: limits and possibilitiesAutor
Alberto, Jorge Luís Moreira
Orientador
Balzan, Newton CesarData de publicação
25/05/2007Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
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O presente trabalho, fruto de uma pesquisa quali-quantitativa, teve como objeto de estudo o diagnóstico e a análise da participação de funcionários na construção do Projeto Político-Pedagógico de uma Instituição de Ensino Superior: o como se dá a participação, o sentimento que se tem quando ela se faz ou não presente e a representatividade que tem o Projeto Político-Pedagógico da Faculdade e da Universidade. Acreditamos que somente na sinergia das atividades-meio com as atividades-fim da Universidade é que se constrói um projeto significativo de gestão educacional, que permita aos seus integrantes ter consciência de seu caminhar, interferir em seus limites e possibilitar-lhes o melhor aproveitamento das potencialidades, equacionando de maneira coerente as dificuldades identificadas. Preocupando-nos com o baixo protagonismo do corpo técnico-administrativo nessa construção e levando em conta o fato de que os debates não têm enfocado regiões periféricas do processo de ensino e aprendizagem, tais elementos constituíram o enfoque e as justificativas ao trabalho. Afinal, o processo de educação escolarizada não se reduz à sala de aula e se viabiliza pela ação articulada entre todos os agentes educativos. Foi aplicado questionário e realizada análise documental, procurando entender as influências da (não) participação dos funcionários no processo de se fazer Universidade, de se fazer Educação. The present work, which is the result of a quali-quantitative research, aimed to diagnose and analyze the participation of employees in the creation of a political-pedagogical project at a University: how the participation takes place, feelings involved in this process and the representativity of that political-pedagogical project for a College and a University. We believe that only by interacting both steps-activities and goal-activities it is possible to build a meaningful educational project which allows all its participants to be aware of their development and limitations, to explore their potential skills and to balance their identified difficulties in a coherent way. Since we have been worried about the low participation of the technical-administrative staff in this process and we have realized that many discussions have not been focused on the peripheries of the learning-teaching process, these elements get relevance to justify the present paper. After all, formal educational process cannot be reduced to the work in the classroom and would have to be developed by the articulation among all participants involved. We also applied a questionnaire and conducted a documentary analysis, in order to understand the influences of the (non-) participation of employees in the process of practicing university, practicing education.
Palavras-chave
Projeto político-pedagógicoAvaliação institucional
Corpo técnico-administrativo
Funcionário
Participação
Political-pedagogical project
Institutional evaluation
Technical-administrative staff
Employees
Participation