Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 de 14
Validade e normatização da escala de avaliação de depressão para crianças
(PUC-Campinas, 2007-02-06)
A pesquisa cumpriu a validação e normatização da Escala de Avaliação de Depressão para Crianças (Pereira & Amaral, 2004) em amostra de 626 crianças de 6 a 12 anos. Foi realizada a análise fatorial e a escala permaneceu com ...
Resiliência e criatividade em pessoas de destaque: um estudo comparativo
(PUC-Campinas, 2015-02-13)
A Psicologia Positiva vem ganhando cada dia mais destaque no meio científico. Estudiosos afirmam que este crescimento ocorre devido ao novo olhar que essa teoria apresenta para o ser humano. Nesse novo olhar destacam-se ...
Teste brasileiro de criatividade infantil: normatização de instrumento no ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2006-06-28)
A criatividade tem sido uma característica muito valorizada e encontrar formas de medi-la tem sido desafio para muitos pesquisadores. Este estudo visou a coleta de dados para normatização do Teste Brasileiro de Criatividade ...
Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada de Autorrelato para Adolescentes (EDAO-AR-AD): adaptação e validade
(PUC-Campinas, 2014-02-25)
Um grande desafio enfrentado atualmente nas relações humanas refere-se à questão da instantaneidade, à produção e circulação ininterrupta de informações e transformações. Conformes com esta dinâmica, os adolescentes têm ...
Estilos de aprendizagem e o uso das tecnologias da informação e comunicação
(PUC-Campinas, 2017-06-02)
As tecnologias da informação e comunicação têm sido cada vez mais utilizadas no apoio à aprendizagem de estudantes universitários, tanto dentro como fora das universidades. Nos cursos superiores de administração, por ...
Inteligência e criatividade na maturidade e velhice
(PUC-Campinas, 2011-02-18)
Este estudo se propôs a comparar as habilidades cognitivas e criativas entre pessoas na maturidade e idosos, verificando a influência do sexo, faixa etária e nível educacional e comparando os resultados de testes com a ...
Taxonomia brasileira da personalidade: um estudo dos adjetivos da língua portuguesa
(PUC-Campinas, 2005-02-18)
Este estudo foi baseado num modelo alemão de taxonomia de descritores da personalidade e faz parte de um estudo transcultural. Refere-se aos adjetivos que descrevem a personalidade. Têm-se como objetivos da pesquisa: a) ...
Elaboração de instrumento para identificação de alunos intelectualmente dotados por professores: estudo exploratório
(PUC-Campinas, 2012-02-27)
A identificação de alunos dotados e/ou talentosos caracteriza-se por uma diversidade de possibilidades. Esta identificação pode ser multidimensional (áreas, dimensões), multireferencial (pais, professores, psicólogos e ...
Escala de avaliação do transtorno dismórfico corporal: propriedades psicométricas
(PUC-Campinas, 2009-05-12)
O estudo analisou as propriedades psicométricas da Escala de Avaliação do Transtorno Dismórfico Corporal EA-TDC. Foram estimadas a validade de conteúdo, validade de construto, a validade de critério e a consistência ...
Evidências de validade do Questionário de Relacionamento Central (CRQ) com universitários
(PUC-Campinas, 2011-02-15)
O Questionário de Relacionamento Central - CRQ é um instrumento de auto-relato desenvolvido para diagnosticar relacionamento amoroso conflituoso, segundo três componentes: Desejo (D), Resposta do Outro (RO) e Resposta do ...