Excelência criativa de mulheres brasileiras e portuguesas
View/ Open
Alternative Title
Creative excellence of Brazilian and Portuguese womenAuthor
Advisor
Wechsler, Solange MugliaDate
12/02/2015Content Type
TeseAccess rights
Acesso AbertoMetadata
Show full item recordAbstract
Considerando o aumento do número de mulheres em posição de destaque nos diversos setores da sociedade, esta pesquisa buscou investigar os estilos de pensar e criar e verificar as diferenças nos fatores ambientais e psicológicos que influenciam a produção criativa de mulheres excelentes criativas brasileiras e portuguesas em diferentes áreas. Para tanto, fizeram parte da amostra 35 mulheres - 20 brasileiras e 15 portuguesas. 11 brasileiras e 9 portuguesas eram socialmente reconhecidas por produção criativa em diferentes áreas de conhecimento, enquanto 9 brasileiras e 6 portuguesas não eram reconhecidas socialmente por produção criativa. Os instrumentos utilizados foram: o Roteiro de Entrevista, a Escala de Estilos de Pensar e Criar e a Escala Biográfica de Mulheres Líderes Criativas. O Roteiro de Entrevista é composto por 15 questões semi-abertas relacionadas à infância, adolescência, carreira, processo de trabalho, mudanças observadas no trabalho com o passar dos anos, bloqueios pessoais, identificação de jovens talentosos na área de atuação, administração da vida pessoal e profissional, desafios na atualidade e tempo livre. A Escala de Estilos de Pensar e Criar é do tipo Likert e composta por 100 itens que avaliam os estilos Cauteloso- Reflexivo, Inconformista-Transformador, Lógico-Objetivo, Emocional-Intuitivo e Relacional- Divergente. A Escala Biográfica de Mulheres Líderes Criativas também é do tipo Likert e constituída por 69 itens relacionados a 5 dimensões infância e adolescência, vida escolar, trabalho, família e sexualidade. O teste Mann-Whitney foi utilizado para a Escala de Estilos de Pensar e Criar e para a Escala Biográfica de Mulheres Líderes Criativas para comparar os grupos de mulheres brasileiras e portuguesas socialmente reconhecidas como criativas e não reconhecidas. Quanto às entrevistas, foi feita análise de conteúdo e as categorias de respostas foram comparadas entre as mulheres brasileiras e portuguesas reconhecidas e não reconhecidas socialmente em produção criativa por meio do Qui-quadrado. Os resultados indicaram que não existiram diferenças significativas nos estilos de pensar e criar entre as mulheres excelentes criativas e as não excelentes criativas brasileiras e portuguesas e entre as excelentes criativas de ambos países. Houve diferenças significativas na dimensão Influência da Mãe na Infância e na Adolescência (p<0,05) da Escala Biográfica entre as brasileiras premiadas e não premiadas e nas dimensões Masculinidade e Feminilidade no Trabalho (p<0,05) e Afiliação no Trabalho (p<0,05) do mesmo instrumento entre as portuguesas premiadas e não premiadas. Além disso, para a análise de conteúdo foram encontradas diferenças significativas (p<0,05) nas categorias Motivação Intrínseca, Tempo Livre, Fatores Ambientais Favoráveis à Criatividade e diferenças altamente significativas (p<0,001) nas categorias Características Pessoais Cognitivas, Características de Personalidade e Condições que Influem no Processo Criativo (p<0,01) entre as brasileiras premiadas e não premiadas. Entre as portuguesas premiadas e não premiadas houve diferença significativa (p<0,05) para a categoria Comportamento na Infância e diferenças altamente significativas (p<0,001) nas categorias Características Pessoais Cognitivas e Fatores Ambientais Favoráveis à Criatividade. Conclui-se que as mulheres excelentes criativas de ambos países possuem perfil semelhante, entretanto existem diferenças entre as mulheres excelentes criativas e não excelentes criativas nos dois países.
Considering the increasing number of prominent women in the various sectors of society, this research aimed to investigate their styles of thinking and creativity and to verify differences in the environmental and psychological factors that influence the creative production of creative excellent Brazilian and Portuguese women in different areas. To this end, 35 women - 20 Brazilian and 15 Portuguese women made up the sample investigated. 11 Brazilian and 9 Portuguese women were socially recognized for their creative production in different areas of knowledge, while 9 Brazilian and 6 Portuguese women were not socially recognized for creative production. The instruments utilized were: the Interview Guide, the Thinking and Creating Styles Scale and the Biographical Scale of Leading Creative Women. The Interview Guide consists of 15 semi-open questions related to childhood, adolescence, career, work process, observed changes in work over the years, personal locks, identification of talented young people in the area of operation, administration of personal life and professional challenges today and free time. The Thinking and Creating Styles Scale is a linkert-type scale and consists of 100 items that assess the following styles: Cautious-Reflective, nonconformist-Transformer, Logical-Objective, Emotional-Intuitive and Relational-Divergent. The Biographical Scale of Leading Creative Women is also a linkert-type one and consists of 69 items related to 5 dimensions: childhood and adolescence, school life, work, family and sexuality. The Mann-Whitney test was used for the Thinking and Creating Styles Scale and to the Biographical Scale of Leading Creative Women in order to compare both the socially recognized creative women and those not recognized as such. As for the interviews, a content analysis was carried out, and a comparison based on the answering categories was made between the socially recognized and non-recognized women for their creative production by means of the Chi-squared distribution. The results indicated that there were no significant differences in thinking and creating styles between the creative excellent and noncreative excellent Brazilian and Portuguese women, nor between the creative excellent women of both countries. There were significant differences in the dimension Mother- Influence in Childhood and Adolescence (p<0.05) in the Biographical Scale between the award-winning and non-award-winning Brazilian women, as well as in Male-Female in the Workplace (p<0.05) and Work Affiliation (p<0.05) between the award-winning and nonaward- winning Portuguese women on the basis of the same instrument. Moreover, as far as the content analysis was concerned, significant differences (p<0.05) were found in the Intrinsic Motivation, Leisure and Favorable Environmental Factors to Creativity. Highly significant differences (p<0.001) were also found in Personal and Cognitive Characteristics, Personality Traits and Creative Process Conditioning Factors between the award-winning and non-award-winning Brazilian women. Between the award-winning and non-awardwinning Portuguese women there was significant difference (p<0.05) for the Behavior in Childhood category and highly significant differences (p<0.001) in these two other categories: Personal and Cognitive Characteristics and Favorable Environmental Factors to Creativity. It was concluded that creative excellent women of both countries have similar profile, however there are differences between the creative excellent and non-creative excellent women in both countries.
Keywords
Talento femininoRelações de gênero
Criatividade
Excelência
Mulher
Female talent
Gender relations
Creativity
Excellence
Woman