Efeitos de um programa online para desenvolvimento da criatividade em professores e estudantes de pedagogia
Abrir arquivo
Título alternativo
Effects of an online program for the developing of creativity in teachers and students of pedagogyEfectos de un programa en línea para el desarrollo de la creatividad en docentes y estudiantes de pedagogíaAutor
Rocha, Karina Nalevaiko
Orientador
Wechsler, Solange MugliaData de publicação
17/02/2022Tipo de conteúdo
Tese de doutoradoPrograma de Pós-Graduação
PsicologiaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
A importância da criatividade na educação e o papel do professor na identificação e
desenvolvimento da criatividade justificam investimentos em estratégias e programas
estruturados de desenvolvimento da criatividade no âmbito escolar. O objetivo deste estudo
foi avaliar os efeitos de um programa online para o desenvolvimento do potencial criativo em
professores e estudantes de licenciaturas. A amostra foi composta por 30 professores,
sendo 17 do grupo experimental e 13 do grupo controle. Os instrumentos utilizados foram os
Testes de Torrance - Forma Verbal (Wechsler, 2004a, 2004b), Bateria de Avaliação
Intelectual e Criativa - Sub-teste de Criatividade e Redações. Foram aplicadas atividades de
pré e pós-teste e avaliadas diferenças significativas através de análises qualitativas e
quantitativas Mann-Whitney Teste U e Teste t entre os grupos controle e experimental de
cada dimensão da criatividade. O treinamento teve duração de 3 semanas, totalizando 10
horas em 6 encontros. Os resultados indicaram efeitos significativos no desenvolvimento da
criatividade nas dimensões da criatividade verbal fluência, flexibilidade, elaboração,
originalidade, emoção, perspectiva incomum e fantasia do grupo experimental. Desta forma,
o presente estudo demonstrou que é possível desenvolver a criatividade em docentes
indicando a importância de programas voltados para este tema. The importance of creativity in education and the role of the instructor in the identification and
development of creativity justify investments in strategies and structured programs for the
development of creativity in schools. The objective of this work was to evaluate the effects of
an online program for the development of the creative potential in teachers and students
from teaching-oriented courses. The sample was composed by 30 teachers, 17 assigned to
an experimental group and 13 to a control group. The instruments used were the Torrance
Test - Verbal Form (Wechsler, 2004a, 2004b); Intelectual and Creative Evaluation Battery -
Creativity Sub-test; and Essays. Pre and post-rest activities were applied and significant
differences were evaluated through qualitative and quantitative Mann-Whitney Test U and
Test t analysis between the control and experimental groups for each creativity dimension.
The training lasted for 3 weeks, in a total of 10 hours over 6 encounters. The results indicate
significative effect in the development of creativity in the dimensions of verbal fluency
creativity, flexibility, elaboration, originality, emotion, uncommon perspective and fantasy of
the experimental group. Thus, the present study demonstrated that it is possible to develop
creativity in instructors, indicating the importance of programs focused on this topic. La importancia de la creatividad en la educación y el papel del docente en la identificación y
desarrollo de la creatividad justifican inversiones en estrategias y programas estructurados
para el desarrollo de la creatividad en el ámbito escolar. El objetivo de este estudio fue
evaluar los efectos de un programa en línea para el desarrollo del potencial creativo en
docentes y estudiantes de pregrado. La muestra estuvo conformada por 30 docentes, 17 del
grupo experimental y 13 del grupo control. Los instrumentos utilizados fueron los Tests de
Torrance - Forma Verbal (Wechsler, 2004a, 2004b), Batería de Evaluación Intelectual y
Creativa - Sub-test de Creatividad y Escritura. Se aplicaron actividades pre y post test y se
evaluaron diferencias significativas mediante análisis cualitativo y cuantitativo Mann-Whitney
Test U y Test t entre los grupos control y experimental de cada dimensión de la creatividad.
La capacitación tuvo una duración de 3 semanas, totalizando 10 horas en 6 encuentros. Los
resultados indicaron efectos significativos en el desarrollo de la creatividad en las
dimensiones de creatividad verbal, fluidez, flexibilidad, elaboración, originalidad, emoción,
perspectiva inusual y fantasía del grupo experimental. De esta forma, el presente estudio
demostró que es posible desarrollar la creatividad en los docentes, indicando la importancia
de los programas enfocados en esta temática.
Palavras-chave
CriatividadeProgramas de desenvolvimento
Educação
Creativity
Development programs
Education
Creatividad
Programas de desarrollo
Educación