Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWechsler, Solange Muglia
dc.contributor.authorRocha, Karina Nalevaiko
dc.date.accessioned2022-04-05T15:33:14Z
dc.date.available2022-04-05T15:33:14Z
dc.date.issued2022-02-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16509
dc.description.abstractA importância da criatividade na educação e o papel do professor na identificação e desenvolvimento da criatividade justificam investimentos em estratégias e programas estruturados de desenvolvimento da criatividade no âmbito escolar. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de um programa online para o desenvolvimento do potencial criativo em professores e estudantes de licenciaturas. A amostra foi composta por 30 professores, sendo 17 do grupo experimental e 13 do grupo controle. Os instrumentos utilizados foram os Testes de Torrance - Forma Verbal (Wechsler, 2004a, 2004b), Bateria de Avaliação Intelectual e Criativa - Sub-teste de Criatividade e Redações. Foram aplicadas atividades de pré e pós-teste e avaliadas diferenças significativas através de análises qualitativas e quantitativas Mann-Whitney Teste U e Teste t entre os grupos controle e experimental de cada dimensão da criatividade. O treinamento teve duração de 3 semanas, totalizando 10 horas em 6 encontros. Os resultados indicaram efeitos significativos no desenvolvimento da criatividade nas dimensões da criatividade verbal fluência, flexibilidade, elaboração, originalidade, emoção, perspectiva incomum e fantasia do grupo experimental. Desta forma, o presente estudo demonstrou que é possível desenvolver a criatividade em docentes indicando a importância de programas voltados para este tema.pt_BR
dc.description.abstractThe importance of creativity in education and the role of the instructor in the identification and development of creativity justify investments in strategies and structured programs for the development of creativity in schools. The objective of this work was to evaluate the effects of an online program for the development of the creative potential in teachers and students from teaching-oriented courses. The sample was composed by 30 teachers, 17 assigned to an experimental group and 13 to a control group. The instruments used were the Torrance Test - Verbal Form (Wechsler, 2004a, 2004b); Intelectual and Creative Evaluation Battery - Creativity Sub-test; and Essays. Pre and post-rest activities were applied and significant differences were evaluated through qualitative and quantitative Mann-Whitney Test U and Test t analysis between the control and experimental groups for each creativity dimension. The training lasted for 3 weeks, in a total of 10 hours over 6 encounters. The results indicate significative effect in the development of creativity in the dimensions of verbal fluency creativity, flexibility, elaboration, originality, emotion, uncommon perspective and fantasy of the experimental group. Thus, the present study demonstrated that it is possible to develop creativity in instructors, indicating the importance of programs focused on this topic.pt_BR
dc.description.abstractLa importancia de la creatividad en la educación y el papel del docente en la identificación y desarrollo de la creatividad justifican inversiones en estrategias y programas estructurados para el desarrollo de la creatividad en el ámbito escolar. El objetivo de este estudio fue evaluar los efectos de un programa en línea para el desarrollo del potencial creativo en docentes y estudiantes de pregrado. La muestra estuvo conformada por 30 docentes, 17 del grupo experimental y 13 del grupo control. Los instrumentos utilizados fueron los Tests de Torrance - Forma Verbal (Wechsler, 2004a, 2004b), Batería de Evaluación Intelectual y Creativa - Sub-test de Creatividad y Escritura. Se aplicaron actividades pre y post test y se evaluaron diferencias significativas mediante análisis cualitativo y cuantitativo Mann-Whitney Test U y Test t entre los grupos control y experimental de cada dimensión de la creatividad. La capacitación tuvo una duración de 3 semanas, totalizando 10 horas en 6 encuentros. Los resultados indicaron efectos significativos en el desarrollo de la creatividad en las dimensiones de creatividad verbal, fluidez, flexibilidad, elaboración, originalidad, emoción, perspectiva inusual y fantasía del grupo experimental. De esta forma, el presente estudio demostró que es posible desarrollar la creatividad en los docentes, indicando la importancia de los programas enfocados en esta temática.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectProgramas de desenvolvimentopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCreativitypt_BR
dc.subjectDevelopment programspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCreatividadpt_BR
dc.subjectProgramas de desarrollopt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.titleEfeitos de um programa online para desenvolvimento da criatividade em professores e estudantes de pedagogiapt_BR
dc.title.alternativeEffects of an online program for the developing of creativity in teachers and students of pedagogypt_BR
dc.title.alternativeEfectos de un programa en línea para el desarrollo de la creatividad en docentes y estudiantes de pedagogíapt_BR
dc.typeTese de doutoradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes8156884294194799pt_BR
puc.advisorLattes8649532766623043pt_BR
puc.refereeNakano, Tatiana de Cássia
puc.refereeDellazzana-Zanon, Letícia Lovato
puc.refereeMorais, Maria de Fátima
puc.refereeFleith, Denise de Souza
puc.refereeLattes8092049870780985pt_BR
puc.refereeLattes7738167015455111pt_BR
puc.refereeLattes-pt_BR
puc.refereeLattes1547796890753678pt_BR
puc.centerCentro de Ciências da Vida (CCV)pt_BR
puc.graduateProgramPsicologiapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples