dc.contributor.advisor | Mendonça, Samuel | |
dc.contributor.author | Santos, Antonio Marcos Noronha dos | |
dc.date.accessioned | 2022-04-11T13:09:40Z | |
dc.date.available | 2022-04-11T13:09:40Z | |
dc.date.issued | 2021-12-20 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16559 | |
dc.description.abstract | A dissertação tem como objeto as desigualdades sociais, em especial as manifestas no âmbito
educacional, compreendidas a partir do Programa Universidade para Todos, por meio de
dados coletados da Plataforma SciELO. Desde o início do século XXI, o ensino superior no
Brasil foi marcado por grandes transformações, principalmente quando nos referimos às
políticas públicas, mais especificamente às ações afirmativas implantadas no início dos anos
2000, sendo estas indispensáveis para o enfrentamento das desigualdades sociais e raciais
no país. A implementação das ações afirmativas no ensino superior, tanto público como
privado, ganhou destaque no país pela inserção das camadas mais pobres, em sua maioria
pretos e pardos, pelos programas de cotas, como também pelas polêmicas em torno dessas
medidas junto a professores, políticos e à sociedade em geral. Para o setor privado, que
concentra a maioria das matrículas de estudantes no ensino superior brasileiro, destaca-se o
Programa Universidade Para Todos (ProUni) implementado em 2005. O desenho do
programa prevê que a concessão de bolsas deve acompanhar o percentual de cidadãos
autodeclarados indígenas, pardos ou pretos, na respectiva unidade da Federação. O problema
da investigação consiste na pergunta: como a inclusão e a permanência de estudantes pelos
critérios étnico-raciais tem sido tratada na literatura especializada sobre o ProUni de 2005 a
2020, especificamente por meio da base Scientific Electronic Library Online? A hipótese da
pesquisa é de que o ProUni avança na diminuição da desigualdade social na criação de
oportunidades para segmentos desconsiderados de políticas sociais, mas sem conseguir
efetivar plenamente a promoção de direitos de indígenas, pardos ou pretos, na consideração
de que não bastam vagas em universidades, bem como sua permanência. Assim, essa
pesquisa tem por objetivo analisar como a inclusão e a permanência de estudantes pelos
critérios étnico-raciais tem sido tratada na literatura especializada sobre o ProUni de 2005 a
2020, especificamente por meio da base Scientific Electronic Library Online. O método
refere-se à pesquisa bibliográfica, documental e exploratória. Como resultado, a pesquisa
confirmou a hipótese por meio de diferentes estudos e ainda evidenciou: (i) a desigualdade
social, econômica e racial está presente no Brasil, especificamente na educação superior (ii)
As ações afirmativas demonstram ser necessárias no campo da educação superior e (iii) a
desigualdade educacional atinge a camada mais pobre dos estudantes universitários,
principalmente pretos, pardos e indígenas. | pt_BR |
dc.description.abstract | The social inequalities are the object of this thesis, especially those manifested in the
educational field, understood from the Programa Universidade para Todos, through data
collected from the SciELO Platform. Since the beginning of the 21st century, higher
education in Brazil has been marked by major transformations, especially about public
policies, more specifically to the affirmative actions implemented in the early 2000s, which
are indispensable for confronting social and racial inequalities in the country. The
implementation of affirmative actions in public and private higher education was highlighted
by the inclusion of the poorest sections of the population, composed mostly by black and
brown people, by the quota programs, as well as by the controversies around these measures
with teachers, politicians and to society in general. For the private sector, which concentrates
the majority of student enrollments in Brazilian higher education, the Programa
Universidade para Todos (ProUni) stands out implemented in 2005. The design of the
program provides that the granting of scholarships must follow the percentage of selfdeclared indigenous, brown or black citizens in the respective federated state. The main
question of this investigation: how has the inclusion and retention of students based on
ethnic-racial criteria been addressed in the specialized literature about ProUni from 2005 to
2020, specifically through the Scientific Electronic Library Online database? The hypothesis
of this research is that ProUni advances in reducing social inequality by creating
opportunities for segments that are disregard in social policies, but it is not able to promote
the rights of indigenous, brown or black people. Slots for these students at universities are
necessary, but so is the permanence of them in these institutions. Thus, this research intends
to analyze how the inclusion and retention of students by ethnic-racial criteria has been
addressed in the specialized literature on ProUni from 2005 to 2020, specifically through the
Scientific Electronic Library Online database. The method is bibliographic, documentary
and exploratory research. As a result, this research confirmed the hypothesis through
different studies and showed: (i) social, economic and racial inequality is present in Brazil,
specifically in higher education, (ii) affirmative actions prove to be necessary in the field of
education higher education and (iii) educational inequality affects the poorest strata of
university students, mainly blacks, browns and indigenous peoples. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Ações afirmativas | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | ProUni | pt_BR |
dc.subject | Affirmative actions | pt_BR |
dc.subject | Inequality | pt_BR |
dc.subject | Higher education | pt_BR |
dc.title | A desigualdade no programa universidade para todos: revisão de literatura na plataforma SciELO | pt_BR |
dc.title.alternative | Inequality in the Programa Universidade para Todos: literature review on the SciELO platform | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 6356856399946089 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 6369572439782922 | pt_BR |
puc.referee | Vitorino, Artur José Renda | |
puc.referee | Farinon, Mauricio João | |
puc.refereeLattes | 3811004108670430 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 4662963864148313 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |