Desenvolvimento da linguagem e audição em prematuros na primeira infância
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Título alternativo
Language and hearing development in premature infants in early childhoodAutor
Orientador
Brocchi, Beatriz ServilhaData de publicação
04/12/2023Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de CursoPrograma de Pós-Graduação
Não se aplicaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
A prematuridade é um fator de risco para o desenvolvimento infantil em diversas áreas, bem como a linguagem e audição, visto que parte da formação intrauterina é interrompida. Visto isso, é importante considerar que na primeira infância serão fornecidos alicerces para a aquisição de posteriores habilidades mais complexas. É um período em que ocorre a maturação biológica e que se pode identificar atrasos no desenvolvimento, que poderão acarretar dificuldades futuras. Sabendo disso, o trabalho tem por objetivo analisar quais as consequências da prematuridade para o desenvolvimento da linguagem e audição na primeira infância. Para tal, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, de caráter quantitativo-qualitativo. Foram utilizadas as bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), tendo como descritores as seguintes palavras: “Nascimento Prematuro”, “Linguagem”, “Desenvolvimento da Linguagem”, “Prematuro”, “Recém-nascido Prematuro”, “Audição” e “Primeira Infância”, somente em português, nos últimos dez anos. Foram selecionados onze artigos para compor a amostra final do trabalho, que atenderam aos critérios de inclusão. Os resultados apontaram para um déficit no desenvolvimento da linguagem global, com maior evidência para a linguagem expressiva. Apenas um estudo se refere a audição, no qual não apresentou alterações. A maioria dos estudos se baseou no protocolo ABFW para avaliação e análise. A conclusão das pesquisas apontou uma concordância da literatura e os achados quanto ao prejuízo da linguagem expressiva no desenvolvimento de crianças na primeira infância. Foi possível observar a falta de estudos recentes em português, tanto quanto a audição, necessitando assim de maiores pesquisas que possam contribuir com a atuação nessa fase.
The prematurity is a risk factor for the child development in different areas, such as language and hearing, because part of the intrauterine formation is interrupted. It is important to consider that in the early childhood will be provided the necessary support to develop more complex skills. It is a period that the biological maturation is reachead and can be identified developmental delays, becoming difficulties in the future. The main objective of this article is to analyse the consequences of prematurity for the development of language and hearing in early childhood. The Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) were the used databases. The keywords were: “Nascimento Prematuro”, “Linguagem”, “Desenvolvimento da Linguagem”, “Prematuro”, “Recém nascido Prematuro”, “Audição” and “Primeira Infância”, only in Portuguese language, in the last tem years. Eleven articles were used to get the final sample. The results indicate a deficit in the development of global language, with higher evidence for expressive language. Only one study was about hearing and did not point any changes. Most of the studies were based on ABFW for evaluation and analysis. The conclusion of the researches indicates an agreement between the literature and findings regarding the impairment of expressive language in the development of children in early childhood. There is a lack of recent studies in Portuguese language, as far as hearing is concerned, requiring further research that can contribute to performance at this stage.
Palavras-chave
PrematuroDesenvolvimento Infantil
Linguagem
Audição
Fonoaudiologia
Premature
Child Development
Language
Hearing
Speech Therapy