Afinação vocal e habilidades do processamento auditivo central: revisão de literatura
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Vocal tuning and central auditory processing skills: literature reviewAutor
Orientador
Oliveira, Iára Bittante deData de publicação
24/11/2023Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de CursoPrograma de Pós-Graduação
Não se aplicaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Introdução: No conjunto das habilidades humanas para criar música, o canto se destaca como a forma mais natural, antiga e individual de reproduzi-la. A habilidade de cantar varia significativamente entre as pessoas, com algumas sendo afinadas e outras, desafinadas. O processamento auditivo central envolve processos que permitem uma análise acústica dos sons e organização de informações auditivas. Para uma reprodução vocal eficiente do que se ouve, é necessário uma boa audição e um processamento auditivo eficiente. Dessa forma, um som pode ser captado, percebido, compreendido e finalmente, reproduzido de forma harmônica. Objetivo: Realizar revisão de literatura para verificar a existência de comprometimento de habilidades auditivas relacionadas à afinação da voz em adultos, bem como analisá-las quanto à forma de avaliar e formas de treinamento. Metodologia: Estudo de caráter investigativo, descritivo analítico, em que foram selecionados estudos originais por meio de teste de relevância, visando atender aos critérios de inclusão e exclusão, consultando-se às bases de dados Biblioteca Online da Scientific Eletronic Library (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE), utilizando os descritores percepção auditiva, voz, canto e música e seus correspondentes em inglês auditory perception, voice, singing e music. Foram selecionados artigos científicos originais, referente ao período entre 2002 e 2022, publicados na íntegra, disponíveis na língua portuguesa e inglesa que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão do estudo. Resultados: Encontrados, inicialmente, 401 artigos em português e 10.477 em inglês, após os filtros e teste de relevância, resultaram cinco artigos. Foi observado que as habilidades necessárias para a afinação vocal estão relacionadas à resolução e ordenação temporal e que os testes utilizados para identificar a integridade de tais habilidades foram Teste Padrão de Frequência (TPF), Teste Padrão de Duração (TPD) e Random Gap Detection Test (RGDT), tornando pesquisas com outros testes desnecessários mediante o foco investigado do trabalho. Os TPF e TPD mostraram-se eficazes na identificação da integridade do processamento temporal em indivíduos afinados. Contudo, tanto o conhecimento e treinamento musicais contínuos, quanto o tratamento clínico são eficazes para aprimorar o processamento temporal e, consequentemente, melhorar a afinação vocal. Conclusão: Dificuldades de afinação vocal estão relacionadas às habilidades auditivas de resolução temporal e ordenação temporal. A capacidade do processamento temporal está integralmente relacionada à música e o treinamento de habilidades auditivas exerce influência na afinação vocal. As propostas de treinamentos visam adequação do processamento auditivo temporal. Conhecimento e treinamento musical contínuos, ou mesmo tratamento clínico, mostraram-se eficazes para o desenvolvimento do processamento temporal e, possivelmente, corroboram para o aprimoramento da afinação.
Introduction: Within the set of human abilities to create music, singing stands out as the most natural, ancient and individual way of reproducing it. However, the ability to sing varies significantly between people, with some being in tune and others out of tune. Central auditory processing involves processes that allow acoustic analysis of sounds and organization of auditory information. Efficient vocal reproduction requires good hearing and efficient auditory processing, so that a sound can be captured, perceived, understood and finally reproduced in harmony. Objective: To carry out a literature review in order to verify the existence of impaired auditory skills related to voice pitch in adults, as well as analyzing them in terms of how they are assessed and how they can be trained. Methodology: This is an investigative, descriptive and analytical study in which original studies were selected using a relevance test to meet the inclusion and exclusion criteria, consulting the Scientific Electronic Library (SciELO), Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (LILACS) and the Medical Literature Online Search and Analysis System (MEDLINE) databases, using the descriptors auditory perception, voice, singing and music and their English counterparts. Original scientific articles were selected from the period between 2002 and 2022, published in full, available in Portuguese and English and meeting the study's inclusion and exclusion criteria. Results: Initially, 401 articles were found in Portuguese and 10,477 in English. After filtering and testing for relevance, five articles were found. It was observed that the skills required for vocal pitch are predominantly related to temporal resolution and ordering and that the tests used to identify the integrity of these skills were FPST, DPT and RGDT, excluding other skills and making research with other tests unnecessary given the focus of the study. The FPST and DPT tests proved to be more effective in identifying the integrity of temporal processing in tuned individuals. However, both continuous musical knowledge and training and clinical treatment are effective in improving temporal processing and, consequently, improving vocal pitch. Conclusion: vocal pitch difficulties are related to the auditory skills of temporal resolution and temporal ordering. Temporal processing ability is integrally related to music and auditory skills training has an influence on vocal pitch. Proposals for training aimed at adjusting auditory temporal processing, both knowledge and continuous musical training, or even clinical treatment, have proved to be effective in developing temporal processing and corroborating the improvement of pitch.
Palavras-chave
Percepção auditivaVoz
Canto
Música
Auditory perception
Voice
Singing
Music