dc.contributor.advisor | Granato, Tania Mara Marques | |
dc.contributor.author | Barcelos, Tomíris Forner | |
dc.date.accessioned | 2024-09-04T13:37:58Z | |
dc.date.available | 2024-09-04T13:37:58Z | |
dc.date.issued | 2024-06-26 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17362 | |
dc.description.abstract | Objetivamos investigar o imaginário coletivo de profissionais da saúde mental pública sobre
adolescentes com transtornos mentais e suas perspectivas futuras. Justifica-se como produção
de conhecimento compreensivo que, considerando o desafio de cuidar de pessoas adolescentes
em condições de interseccionalidades desfavoráveis, como pertencimento a classes
subalternizadas e transtornos psiquiátricos, possa contribuir para o aprimoramento da atuação
clínica de equipes de saúde. Organiza-se teórico-metodologicamente como pesquisa qualitativa
empírica, com uso do método psicanalítico informado por teorizações dramático-vinculares,
incluindo-se entre as perspectivas relacionais que prosperam na psicanálise contemporânea.
Realizamos entrevistas coletivas transicionais, organizadas ao redor do uso do Procedimento
de Desenhos-Estórias com Tema (PDE-T), com 15 profissionais de um Centro de Atenção
Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi), em três grupos de cinco participantes. Solicitamos que
desenhassem e escrevessem uma história sobre “Uma pessoa adolescente na saúde mental” e,
em seguida, sobre “Essa pessoa adolescente daqui a 10 anos”. A interpretação preliminar do
material produzido pelos participantes indicou lacunas de sentido e demanda profissional por
acolhimento, escuta qualificada, capacitação e reflexão clínica, o que nos levou a criar uma
modalidade de entrevista devolutiva, objetivando compartilhar nossos achados e oferecer uma
nova experiência de escuta. Criamos uma Narrativa Interativa Devolutiva (NID), como recurso
dialógico desenvolvido a partir das produções imaginativas sobre o futuro dos adolescentes. Os
encontros foram registrados sob forma de Relato Associativo Inicial (RAI), derivados
lembranças e memórias. RAIs e PDE-Temas foram compartilhados com o grupo de pesquisa a
fim de ampliar os sentidos interpretativos e lapidar a elaboração de Narrativas Transferenciais
(NT), nas quais descrevemos o encontro inter-humano em termos de interações, ocorrências,
impressões e sentimentos subjetivos da pesquisadora, além dos Desenhos-estória. Esse material
subsidiou a produção interpretativa de três campos de sentido afetivo-emocional, subjacentes
ao imaginário coletivo sobre os adolescentes: “Ponto de interrogação sem fim”, “Ano passado
eu morri, mas esse ano eu não morro” e “Rede de desamparados”, que evidenciam,
respectivamente, que o adolescente é visto como uma grande incógnita pelos profissionais,
dificultando a aproximação com o drama vivido. Já no futuro, os profissionais projetam
fantasias de sucesso e inclusão para os adolescentes, que superariam as adversidades vividas no
passado. Identificamos, por fim, que há um sentimento de desamparo e exclusão compartilhado
por adolescentes e profissionais. Concluímos que ainda que os profissionais se sintam solitários
e desafiados pela complexidade da tarefa, mantêm viva a esperança no trabalho que realizam,
apontando, porém, para a importância de desenvolvermos ações de cuidado aos profissionais,
de modo a promover a saúde mental destes e qualificar o cuidado ofertado a adolescentes na
saúde mental. | pt_BR |
dc.description.abstract | We aimed to investigate the collective imaginary of public mental health professionals about
adolescents with mental disorders and their future perspectives. It is justified as the production
of comprehensive knowledge that, considering the challenge of caring for adolescents in
conditions of unfavorable intersectionalities, such as belonging to subordinate classes and
psychiatric disorders, can contribute to improve the clinical care of health teams. It is organized
theoretically-methodologically as empirical qualitative research, using the psychoanalytic
method informed by dramatic-bind theories, including itself among the relational perspectives
that thrive in contemporary psychoanalysis. We conducted transitional collective interviews,
organized around the Thematic Drawing and Story Procedure, with 15 professionals from a
Child and Youth Psychosocial Care Center in three groups of five participants. We asked them
to draw and write a story about “A teenager in mental health care”, and then about “That
teenager in 10 years”. The preliminary interpretation of the material produced by the
participants indicated meaning gaps and professional demand for support, qualified listening,
training, and clinical reflection, which led us to create a form of feedback
interview. We created a Feedback Interactive Narrative as a dialogical resource developed from
the imaginative productions about the future of the teenagers. The meetings were registered as
an Initial Associative Report (IAR) derived from memories. IARs and Drawings-story were
shared with the research group to expand the interpretative meanings and refine the elaboration
of Transference Narratives, in which the inter-human encounter is described in terms of
interactions, occurrences, impressions, and subjective feelings of the researcher in addition to
the Drawings-story. This material supported the interpretative production of three affectiveemotional meaning fields underlying the collective imaginary about adolescents: “Endless
question mark”, “Last year I died, but this year I won't die”, and “Network of the
helpless,” which respectively show that adolescents are seen as a great unknown by
professionals, making it difficult to get closer to the drama they experienced. In the future,
professionals project fantasies of success and inclusion for adolescents, who would overcome
the adversities experienced in the past. Finally, we identified feelings of helplessness and
exclusion shared by adolescents and professionals. We conclude that even though professionals
feel lonely and challenged by the complexity of the task, they keep hope alive in the work they
do, pointing out, however, the importance of developing care actions for professionals to
promote their mental health and qualify the care offered to adolescents in mental health. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | adolescente | pt_BR |
dc.subject | CAPSi | pt_BR |
dc.subject | narrativa | pt_BR |
dc.subject | psicanálise | pt_BR |
dc.subject | intervenção psicossocial | pt_BR |
dc.title | Entre sonhos e pesadelos: Imaginário Coletivo de profissionais acerca do adolescente na saúde mental | pt_BR |
dc.type | Tese de doutorado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 5758101836387879 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 0103267726544713 | pt_BR |
puc.referee | Souza, Vera Lucia Trevisan de | |
puc.referee | Messias, João Carlos Caselli | |
puc.referee | Vaisberg, Tania Maria Jose Aiello | |
puc.referee | Peres, Rodrigo Sanches | |
puc.refereeLattes | 6876954243774464 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 7861317602243394 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 4670585523085617 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 9167312272004943 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |